Inscrições abertas para sete cursos de capacitação de servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho (Progep) continua com a oferta de cursos modulares em setembro. Neste mês sete cursos devem começar as aulas: Compras e Serviços Gerais, Internet e Suporte Básico em Informática, BROFFICE calc/excel avançado, Comunicação Interpessoal, Planejamento Estratégico e Gestão de Convênios.

30/08/2011 15h33 - Atualizado em 11/08/2014 às 10h44

Com inscrições até o dia 9 de setembro o curso de de Planejamento Estratégico visa proporcionar aos participantes uma visão da importância do planejamento nas organizações públicas, seus elementos constitutivos e os aspectos relevantes para a implementação do planejamento estratégico na Ufal. O módulo tem carga horária de 30 horas e ocorre as quartas e sextas-feiras, entre os dias 9 e 30 de setembro.

Também no dia 9 se encerram as inscrições para o curso de de Comunicação Interpessoal com objetivo de mostrar como se dá o processo de comunicação, sua importância e a necessidade da qualidade deste processo para o bom relacionamento interpessoal e eficácia de procedimentos no ambiente organizacional. O curso ocorre nas manhãs das terças e quintas-feiras até o dia 4 de outubro e tem carga de 30 horas.

O curso de Gestão de Convênios também fecha suas inscrições no dia 9. Este é um módulo que objetiva fornecer aos participantes uma visão atualizada sobre os procedimentos para solicitar, celebrar, executar e prestar contas em convênios; firmar melhores práticas na gestão de convênios indicando tratamento adequado de comprovantes hábeis para Prestação de Contas; discutir casos práticos dos participantes com dúvidas e problemas havidos nas diversas fases do processo; discutir a importância do SICONV como sistema gerenciador das transferências voluntárias da união, à luz dos marcos da Administração Pública e do Orçamento Público. O curso ocorre as segundas e quartas-feiras durante o período da tarde.

No dia 13, iniciam as aulas do módulo BROFFICE calc/excel avançado, onde o servidor conhecerá recursos mais avançados de tratamento de dados, usando diversas funções e procedimentos diferentes do módulo básico. Este módulo é recomendado aos servidores que utilizam planilhas eletrônicas e tem carga horária de 30 horas. Ele ocorre todas as terças e quintas-feiras pela manhã até o dia 2 de novembro.

No dia 21 de setembro tem início as aulas do módulo Internet e Suporte Básico em Informática, onde o servidor aprenderá a usar de maneira prática e correta os principais recursos da Internet e a resolução de problemas do computador com vírus, travamento, perda de dados, possibilitando também conhecimento em configuração do computador e ferramentas tecnológicas. Este curso ocorre as segundas, quarta e sextas-feiras das 10h às 12h. As inscrições ocorrem até o dia 9 de setembro.

O curso de Compras e Serviços Gerais é um módulo do eixo de Legislação do Curso de Atualização em Administração Pública. O início das aulas só será determinado com o fechamento da turma. Com carga de 20 horas, o curso ocorre todas as terças e quintas-feiras, durante o período da tarde, e abordará a Visão Global do Processo; os principais atos do Processo de Compras e Contratação e a Lei 8.666.

Já o curso de Desenvolvimento de Equipes só começa as aulas dia 10 de outubro, mas as inscrições ocorrem durante todo o mês de setembro. Este curso tem carga horária de 40 horas e faz parte do núcleo Básico do Curso de Atualização em Administração Pública. Ele deverá ocorrer as segundas e terças-feiras durante o período vespertino.

Para se inscrever em qualquer um dos cursos, é necessário acessar o formulário de inscrição e o parecer, que deve ser assinado pela chefia imediata e entregue à Progep. Para mais informações sobre o curso, acesse oendereço para inscrições.