Diretor da Esenfar participa de congresso na França

Entre os dias 23 a 25 de junho, o diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), João Xavier Jr., participa de congresso na cidade de Strasbourg-França. Trata-se do "France-Japan Joint Forum on Chemistry of Functional Organic Chemicals for celebrating International Year of Chemistry – 2011”, fórum comemorativo do Ano Internacional da Química.


- Atualizado em
João Xavier Jr. é diretor do Esenfar

João Xavier Jr. é diretor do Esenfar

Estarão presentes no  Fórum França-Japão excelentes químicos conhecidos internacionalmente, interessados na Química de compostos orgânicos funcionais (CFOC), como o pesquisador Jean-Marie Lehn, Prêmio Nobel de Química.

A Química de compostos orgânicos funcionais (Chemistry of functional organic chemicals-CFOC) está centrada na descoberta de produtos químicos que tenham função orgânica, biológica ou física, com metodologia sintética eficaz para o desenvolvimento de substâncias químicas orgânicas funcionais, e com a avaliação e análise das funções de tais produtos, estritamente com base no esclarecimento definitivo da relação entre funções e estruturas moleculares.

No século 21, a filosofia e a estratégia do CFOC deverá desempenhar um papel focado na realização das funções biológicas e contribuir não só para o progresso na biociência, mas também para a realização de novos e eficazes produtos químicos farmacêuticos, produtos químicos agrícolas, bio-materiais etc.; e para as inovações nas áreas de conversão de energia luminosa, transformação de materiais, comunicação e assim por diante.

Além disso, a CFOC pode certamente contribuir para o desenvolvimento de novos materiais funcionais com a invenção de novos produtos químicos funcionais e sua integração nas áreas das nanociências e nanotecnologias, como catalisadores, supercondutores, conversão/armazenamento de energia solar, dispositivos fotoelétricos, dispositivos eletrocrômicos, etc. Assim, a CFOC pode revolucionar o mundo da ciência e da indústria química e melhorar a qualidade de vida no século 21.

Leia também: Ufal participa do Encontro de Desenvolvimento de Pessoas da Região Nordeste.