Comissão eleitoral divulga o resultado oficial das eleições para reitor

O atual vice-reitor Eurico Lôbo, 55 anos, doutor em Química, foi eleito em primeiro turno como reitor da Universidade Federal de Alagoas para o quadriênio 2011-2015. A votação foi realizada na última quarta-feira, 8 de junho, nos três campi da Ufal, e ele obteve 51,56% dos votos. O professor Eurico Lôbo venceu nos três segmentos – estudantes, professores e servidores técnicos.

- Atualizado em
A chapa vitoriosa comemorou o resultado

Em segundo lugar ficou a candidata Valéria Correia, com 30% dos votos, seguida por Paulo Vanderlei, com 18,44% dos votos. Além de Eurico Lôbo, a chapa “Conhecimento que Transforma” tem como vice-reitora a doutora em Antropologia e atual diretora do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Rachel Rocha. Do total de 29 mil eleitores aptos, entre alunos, professores e técnicos administrativos, o quórum final da eleição foi de 9284 votos válidos.

Foram quatro zonas eleitorais por toda a extensão da Universidade Federal de Alagoas, desde a capital até o interior. As 51 urnas de lona foram distribuídas por todos os campi, Maceió, Arapiraca e do Sertão, e as unidades de ensino de Palmeira dos Índios, Viçosa, Penedo e Santana do Ipanema, sendo 17 para técnicos e docentes e 34 para estudantes. Como a votação foi em urnas tradicionais, com cédulas de papel, a contagem dos votos demorou toda a quinta-feira, 9 de junho, no Ginásio de Esportes do Campus Maceió.

A apuração terminou mais de meia-noite e o resultado oficial foi divulgado pela Comissão Eleitoral e será entregue à reitora Ana Dayse Dorea. Cumprindo o regimento, a reitora convoca o Conselho Universitário para no dia 8 de agosto formar a lista tríplice, encabeçada por Eurico Lôbo, que indica outros dois nomes para compor a relação. Essa lista é encaminhada ao Ministério da Educação. A cerimônia de posse do novo reitor deve acontecer no dia 3 de dezembro, quando termina a segunda gestão da reitora Ana Dayse Dorea. O candidato eleito assumirá o cargo para o quadriênio 2011/2015.