Comissão define horário de votação e locais das urnas

Quatro zonas eleitorais compõem os locais de votação do processo de consulta a se realizar nesta quarta-feira, 8 de junho, para fins de indicação do reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas para o quadriênio 2011/2015.

- Atualizado em
Comissão eleitoral já recebeu as urnas

De acordo com a Comissão Central Eleitoral, as zonas eleitorais com os respectivos horários de funcionamento são as seguintes: 1ª Zona Eleitoral – Campus Maceió (das 9h às 21h); 2ª Zona Eleitoral – Ceca (das 9h às 18h); ICBs e Espaço Cultural (das 9h às 21h); 3ª Zona Eleitoral - Arapiraca (das 9h às 21h), Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios (das 9h às 18h); e  4ª Zona Eleitoral - Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema (das 9h às 21h).

São 51 urnas, 17 para técnicos e docentes e 34 para estudantes. Conforme as normas reguladoras vigentes para o processo de consulta, ao final da votação todas as urnas serão lacradas e recolhidas pela Comissão Eleitoral. As urnas recolhidas ficarão na Sala dos Conselhos Superiores (SECS), para os procedimentos de apuração dos votos que ocorrerá no dia 9, quinta-feira, a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes do Campus Maceió.

Ailton Galvão, representante da comissão, diz que as urnas foram distribuídas para  concentrar uma média de 800 eleitores cada uma,  mas para os servidores, o número de votantes varia conforme a unidade. Ao todo, 26 mil estudantes e quase três mil servidores podem escolher entre os três candidatos: Valéria Correia, chapa 01, Paulo Vanderlei, chapa 02 e Eurico Lôbo, chapa 03.

Locais

O Hospital Universitário concentrará a seção de maior número de técnicos, com 636 eleitores, seguido pela Reitoria, com 237 votantes. Os servidores desses locais devem votar no Hall do HU e no Ginásio Poliesportivo, respectivamente.

A sala 101 da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) receberá o maior número de professores: serão 259 docentes das faculdades de Medicina, Odontologia e Nutrição, além dos professores da Esenfar. No interior, o Campus Arapiraca tem o maior número de votantes: são 129 professores e 47 técnicos que votarão no Auditório da sede.

Os estudantes de Ensino a Distância (EaD) devem votar nas cidades mais próximas: os estudantes dos polos Porto Calvo, São José da Laje e Maragogi, no Campus A. C. Simões; os alunos de Piranhas, em Delmiro Gouveia; os alunos de Olho D’água das Flores, na Unidade de Santana do Ipanema; e para os alunos dos polos de EaD cujas cidades têm cursos presenciais da Ufal, como é o caso de Maceió, Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema,  votam em suas próprias cidades. Veja onde você irá votar no documento anexo abaixo.

Serão utilizadas urnas de lona

A Comissão Eleitoral solicitou urnas eletrônicas para o andamento mais seguro e rápido das votações, mas o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TER-AL) indeferiu o pedido justificando que devido ao treinamento realizado entre seus servidores para a revisão do uso biométrico das urnas, torna-se inviável o deslocamento das urnas. A comissão, então, solicitou a cessão das urnas de lona e a votação será em cédulas de papel. Cada segmento terá cores diferenciadas para facilitar a separação na hora da contagem.

Voluntários

A Comissão Eleitoral convida os técnicos e estudantes para trabalharem como mesários no dia da votação, quarta-feira, 8 de junho. Os voluntários vão trabalhar seis horas, no turno que escolherem, e terão direito a folga de um turno do setor de trabalho. No caso dos estudantes, ainda podem contar com carga horária para as horas flexiveis do curso. Os interessados devem se inscrever na Secretaria da sala dos Conselhos Superiores (Secs), no prédio da Reitoria.

Locais de votação de estudantes

Locais de votação de técnicos e docentes