Sociedade Brasileira de Química homenageia cientista da Ufal

A professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) será homenageada juntamente com outras três cientistas na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), na sessão Mulheres na Química Brasileira. O evento irá lembrar o trabalho de mulheres vencedoras do prêmio Nobel no próximo dia 25 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina, e faz parte do Ano Internacional da Química.

- Atualizado em
Marília Goulart também irá lembrar a contribuição de Ada E. Yonath, ganhadora do Nobel de Química em 2009 | nothing

Jhonathan Pino – jornalista (com fontes do Boletim Eletrônico do IQB)

Além da professora Marília, as professoras Anita Jocelina Marsaioli da Universidade de Campinas, Dorila Piló Veloso, da Universidade Federal de Minas Gerais e Maria Domingues Vargas, serão homenageadas abordando as quatro únicas mulheres ganhadoras do Prêmio Nobel de Química: Irene-Joliot Curie, Marie Curie, Dorothy Crowfoot Hodgkin e Ada E. Yonath, esta última homenageada pela pesquisadora da Ufal.

A SBQ pretende ressaltar o profissionalismo das mulheres numa área ainda dominada pelos homens. Conforme a entidade, “elas tem em comum o fato de serem profissionais bem sucedidas onde os homens continuam ocupando os postos mais altos das carreiras”.

Marília Goulart, que também é membro da Diretoria do SBQ, em levantamento feito sobre a presença das mulheres no âmbito das atividades científicas em 1991, apontou que apenas um quinto dos postos existentes de pesquisadores vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são ocupados por mulheres. O levantamento também aponta que essa diferença aumenta quanto maior o nível hierárquico dos cientistas.

Leia mais no Boletim Eletrônico do SBQ.