Começa período de inscrições de chapas para eleições da Ufal

As inscrições das chapas para as eleições de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas devem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 12 de maio, até a próxima segunda-feira, 16, na Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs), das 9h às 12h. O sorteio dos números das chapas inscritas será realizado no auditório da Biblioteca Central, na segunda-feira, 16 de maio, a partir das 15h.

- Atualizado em
Comissão eleitoral reunidapara tomar decisões quanto a logísticas da consulta acadêmica | nothing

De acordo com a comissão central, que publicou Edital na última terça-feira, 10 de maio, a data para o primeiro turno da consulta acadêmica universitária que definirá os gestores da Ufal no quadriênio 2011-2015 acontecerá no dia 8 de junho.

Havendo mais de duas chapas concorrentes, a consulta poderá ser realizada em dois turnos. Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% mais um dos votos válidos ainda no primeiro turno, a segunda consulta ocorrerá no dia 15 de junho.

Participarão da consulta, na condição de eleitores, os alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu; os integrantes da carreira do magistério superior, previstos no Regimento Geral da Universidade e os integrantes da carreira dos técnicos-administrativos em efetivo exercício na Ufal. Na consulta será mantida a paridade dos votos para as três categorias: estudantes, docentes e técnicos. Como acontece desde 1997, cada uma das categorias terá a representatividade de um terço dos votos válidos.

Conforme o Edital anexo, serão considerados aptos a participar das chapas os docentes integrantes da carreira do magistério superior que detenham o cargo de Professor Associado, Titular ou portadores do título de Doutorado.

Comissão organiza todo o processo eleitoral

Responsável pela elaboração das normas relacionadas aos procedimentos da consulta, como a inscrição dos candidatos, a fiscalização da campanha e a publicação dos resultados, a comissão eleitoral é composta por seis representantes divididos entre a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Em reunião na manhã da última quarta-feira, 11, a comissão eleitoral informou que deverão ocorrer cinco debates antes do primeiro turno, sendo dois no Campus A. C. Simões, nos dias 19 e 31 de maio; um no Campus do Sertão, no dia 24; um no Campus Arapiraca, no dia 25, e mais um debate no Hospital Universitário, no dia 1º de junho. “Porém essas datas devem ser confirmadas depois de uma reunião entre as entidades representativas”, disse Ailton Galvão, representante da Adufal na comissão eleitoral.

Consulta acadêmica terá número recorde de eleitores

Conforme a comissão, cerca de 25 mil eleitores, entres estudantes, técnicos e docentes, poderão votar. Para isso, serão distribuídas entre 70 a 80 urnas eletrônicas em todas as Unidades de Ensino da Ufal. “Houve a decisão pela descentralização das urnas para que pudéssemos dar maior acessibilidade aos eleitores”, acrescenta Ailton.

No caso dos estudantes de Ensino a Distância (EaD), estes votarão nas cidades mais próximas de seu polos: os estudantes dos polos Porto calvo, São José da Laje e Maragogi votarão no Campus A. C. Simões; os alunos de Piranhas, em Delmiro Gouveia; os alunos de Olho D’água das Flores, na Unidade de Santana do Ipanema; e para os alunos dos polos de EaD cujas cidades têm cursos presenciais da Ufal, como é o caso de Maceió, Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema,  estes votarão em suas próprias cidades.

Nos dias de consulta, as atividades na Universidade deverão ocorrer normalmente, sem qualquer alteração no expediente. A previsão é que o resultado saia no mesmo dia da votação. É a partir da consulta à comunidade universitária que são definidos os nomes para compor a Lista Tríplice, que deve ser enviada ao Ministério da Educação para que a Presidência da República proceda a nomeação do novo reitor.