05

Professor de Biblioteconomia participa de III Encontro Alagoano de Blogueiros

Diferentes formas de manifestação de conteúdo colaborativo estão presentes no Blog Cibercultura Alagoana, que visa discutir iniciativas e práticas em torno da apropriação que a sociedade alagoana faz do espaço digital. Mantido como atividade extensionista pelo professor Ronaldo Ferreira, do curso de Biblioteconomia, conteúdo do blog está relacionado ao ativismo online, à participação cidadã digital, à democratização da informação e da internet, dados abertos, recursos tecnológicos abertos, redes sociais e comunidades virtuais.

Sociedade Brasileira de Química homenageia cientista da Ufal

A professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) será homenageada juntamente com outras três cientistas na 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), na sessão Mulheres na Química Brasileira. O evento irá lembrar o trabalho de mulheres vencedoras do prêmio Nobel no próximo dia 25 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina, e faz parte do Ano Internacional da Química.

Começa período de inscrições de chapas para eleições da Ufal

As inscrições das chapas para as eleições de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas devem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 12 de maio, até a próxima segunda-feira, 16, na Secretaria dos Conselhos Superiores (Secs), das 9h às 12h. O sorteio dos números das chapas inscritas será realizado no auditório da Biblioteca Central, na segunda-feira, 16 de maio, a partir das 15h.

Membros do CPPD tomam posse com a missão de atualizar normas

Nesta quinta-feira, 12, tomaram posse no Gabinete da Reitoria os novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que atuará no biênio 2011-2013. Formada a partir de uma eleição, nos próximos dois anos os novos membros terão o papel de atualizar o novo regimento do CPPD, além de lidar com um número crescente de processos administrativos.

Professores se destacam em pesquisas e eventos internacionais

No dia 4 de maio, pesquisadores espanhóis e brasileiros conseguiram um grande feito: a primeira reprodução sem indução hormonal em cativeiro do peixe cherne, ameaçado de extinção, nas instalações do Aquário Finisterrae em La Coruña- Espanha. O cherne (Polyprion americanus) é um peixe pertencente à família Polyprionidae, caracterizado por ser de grande porte e ser encontrado em profundidades de 100 a 1000 metros. Em 2008, pesquisadores da Grécia conseguiram uma única vez a desova dessa espécie, mas utilizaram hormônios.

Três chapas se registram para a eleição de Reitor

Valéria Correia, Paulo Vanderlei e Eurico Lôbo são os três candidatos que concorrem este ano à vaga de Reitor da Universidade Federal de Alagoas. Após o sorteio dos números das chapas, realizado pela Comissão Central Eleitoral na tarde desta segunda-feira, 16, foram declaradas oficialmente as eleições na Ufal.