Dia Mundial da Saúde combate o uso indiscriminado de antibióticos


- Atualizado em

Por Deivson Oliveira - fisioterapeuta SIASS/Ufal

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, além dos fatores físicos, o conceito de saúde tem implicações sociais, legais e econômicas, se caracterizando como o completo bem-estar físico, mental e social. Neste sentido, a sociedade tem se preocupado cada vez mais em prover a população de um bem-estar funcional do organismo como um todo, de acordo com as suas necessidades específicas.

O dia Mundial de Saúde é celebrado pela OMS no dia 7 de abril de todos os anos com o objetivo de informar a sociedade e discutir com ela temas responsáveis pela saúde da população e o seu bem estar geral. Para 2011, a entidade elegeu como tema principal a resistência antimicrobiana.

A resistência bacteriana aos antibióticos se apresenta atualmente como um grave problema de saúde pública no mundo todo na medida em que coloca em cheque os avanços conquistados no controle da propagação dos diversos agentes bacterianos, mas também na efetividade das técnicas de tratamento desenvolvidas pela medicina nos últimos anos.

O fato ocorre a partir da capacidade de alguns microrganismos em adquirir resistência aos efeitos dos antibióticos que são usados muitas vezes de forma indiscriminada pela população. A propagação destes microrganismos ameaça seriamente a vida humana e compromete os recursos financeiros necessários para o tratamento de outras doenças.

A partir de determinação da Agência de Vigilância Sanitária os antibióticos devem ser usados exclusivamente sob prescrição médica, e a sua venda nas farmácias e drogarias controlada através da retenção da receita médica nos pontos de venda, além da identificação do usuário. Tal medida visa restringir a automedicação e os riscos gerados em decorrência para a saúde do paciente e da população em geral.

Use antibióticos apenas com prescrição médica!