Ufal comemora 50 anos com a chegada de novos servidores

Inúmeros servidores entraram para o quadro da Universidade Federal de Alagoas ao longo do seu cinquentenário. Desde quarta-feira, 16, conta com mais dois docentes efetivos, dois substitutos e um Técnico de Laboratório/industrial. Todos estão lotados no Campus A.C. Simões.

- Atualizado em
Arioston Araujo assumiu como profesor substituto do Ctec

Os alagoanos Arioston Araujo de Moraes Júnior e Juliana Nicolle Rebelo Barreto foram empossados como professores substitutos, juntamente com três outros novos servidores. Ele é da área de Controle e Simulação de Processos Químicos, e, agora, integra o Centro de Tecnologia (Ctec). Ela assume na área de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

Já o mais novo Técnico de Laboratório/industrial, Helton Ferreira de Albuquerque Medeiros, nasceu no estado de Pernambuco e é o 163º pernambucano a tomar posse na cinquentenária Ufal. De acordo com o Departamento de Administração de Pessoal (Dap), a Universidade cada vez mais conta com servidores de naturalidades diversas, entre eles 100 são oriundos de São Paulo, 163 pernambucanos, 52 mineiros, 47 baianos, 56 cariocas e oito catarinenses.

O oitavo é natural de Itapiranga, no estado de Santa Catariana, Robinson Sabino da Silva. Ele assumiu como professor adjunto da área de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). “Nasci numa cidadezinha, já na fronteira com a Argentina, mas a minha formação foi em São Paulo, e também me casei há pouco tempo. Estou feliz, essa é uma área que sempre gostei”, revelou Robinson, acompanhado pela esposa.

Mas a Ufal também é formada por servidores conterrâneos. O engenheiro alagoano Eduardo Toledo de Lima Júnior concluiu sua graduação no Centro de Tecnologia retorna ao Ctec, após sete anos fora, para integrar a área de Mecânica das Estruturas. Eduardo Toledo revelou que “é um prazer trabalhar em casa”. Esse é o primeiro emprego do engenheiro.

O pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, acompanhou o momento da posse, assim como, o diretor e os professores do Centro de Tecnologia, Valmir Pedrosa, Christopher Freire e Eduardo Lucena Cavalcante, respectivamente.

A posse foi conduzida pela reitora Ana Dayse Dorea, que destacou a responsabilidade dos novos servidores,“mais que um compromisso pessoal vocês estão assumindo um compromisso social” disse a reitora. O vice-reitor Eurico Lôbo ressaltou as contratações recentes , “mais da metade das nossas contratações são recentes, é uma nova Universidade que se está construindo nos últimos oitos anos”, ressaltou. O diretor do Dap, Welligton Pereira, também participou da posse.

Leia também: Diretores conhecem orçamento e ações de segurança para 2011.