Professores recebem prêmios na UFPE e na UFMG

- Atualizado em

As contribuições para o conhecimento, oriundas de dois professores da Universidade Federal de Alagoas, foram reconhecidas durante eventos realizados em outras duas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal de Minas Gerais.

A Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB-NE) elegeu o pesquisador e colaborador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, Scott Joseph Allen, representante de Alagoas da SAB, durante o encontro nordestino da sociedade que ocorreu na UFPE.

Scott Joseph também é o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológico (NEPA) do ICS. Pesquisador há mais de 10 anos, principalmente da Zona da Mata alagoana, Scott tem, atualmente, um projeto sobre a Microrregião Serrana dos Quilombos financiado pelo CNPq. A pesquisa inclui alunos, técnicos, pesquisadores e consultores do NEPA. Estimulados, cinco alunos da Ufal já seguiram para mestrados em arqueologia.

Já a tese de doutorado da coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário (HU/Ufal), Francisca Rosaline Leite Mota, foi a vencedora do prêmio UFMG de Teses. A premiação reconhece trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de pós-graduação, considerado também um incentivo à produção de pesquisas com excelência.

Intitulada “Registro de Informação no Sistema em Saúde: um estudo das bases SINASC, SIAB e SIM no estado de Alagoas, a tese da professora será contemplada na cerimônia da edição 2010 do prêmio, que ocorrerá, em 6 de dezembro, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Leia também: DAP E DCF informam prazos para requerer solicitações.