Ex-alunos da Ufal tomam posse como professores

De origens distintas, mas com caminhos semelhantes, cinco professores tomaram posse na segunda-feira, 28 de junho. Eles fazem parte de uma geração que foi formada na Ufal e que de novo estão na Universidade, porém com um objetivo diferente: o de lecionar.

- Atualizado em
Kelly Seara, Deborah Nascimento, Adhemar Ranciaro foram empossados professores substitutos. | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

É o caso de Kelly Seara, professora substituta do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB); ela foi aluna de Biologia na graduação, de Química e Biotecnologia no Mestrado e agora vai ensinar Bioquímica em diversos cursos da Universidade.

Outro ex-aluno da graduação, Geilson Albuquerque, formou-se em Engenharia Civil e apesar de ter feito o o mestrado na Universidade de São Paulo (USP), voltou para Alagoas para lecionar Construção Civil no Campus Arapiraca.

Já Adhemar de Barros não é alagoano: ele fez sua graduação na cidade de São Carlos, na USP; mas apesar disso, acabou participando da primeira turma do Mestrado em Economia da Ufal e agora é professor substituto da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

O vice-reitor Eurico Lôbo ressaltou a importância do trabalho dos professores na formação do cidadão: “Essa expansão que a Ufal vive atualmente está sendo realizada para promover a cidadania dos alunos do interior, que não tem oportunidade de se deslocar para estudar na capital”, comentou.

Segundo o vice-reitor, os professores empossados nos Campi Arapiraca e Sertão têm a mesma qualificação do Campus Maceió. “O que temos de mais importante na Universidade são as pessoas: estas são fundamentais no processo transformador do indivíduo. A formação de um indivíduo pleno é o que vocês devem ter em mente:  profissional, ético e cidadão”, disse Eurico Lôbo.