Programa de Formação Continuada em Docência

O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) é um programa institucional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), criado pela Resolução Consuni n. 7 de 17 de março de 2014.

Tem como finalidade a concepção de uma política de formação continuada em docência superior que concorra para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e gestão, tendo como objetivos específicos:

1. recepcionar os docentes recém-empossados, proporcionando-lhes formações específicas relacionadas ao contexto da UFAL e ao exercício da docência superior;
  2. gerar oportunidades de formações aos docentes que visem à reflexão sobre o exercício da docência superior, estabelecendo inter-relação entre ensino, pesquisa, extensão; e
  3. disponibilizar aos docentes formações que visem à reflexão sobre a gestão acadêmica e gestão para o desenvolvimento institucional.

As ações desenvolvidas pelo Proford buscam atender aos seguintes princípios:

1. a articulação entre teoria e prática;
  2. a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão;
  3. a flexibilização curricular;
  4. a interdisciplinaridade;
  5. o desenvolvimento permanente do profissional docente;
  6. a oferta de cursos ou afins que contemplem a formação continuada específica e geral, dentre outros.

Considerando os objetivos e as especificidades do programa, esse programa atua em duas linhas de formação: Docência e Gestão, conforme explicitado a seguir:

Formação Continuada em Docência do Ensino Superior:

• Dirigida aos docentes recém-empossados, que devem perfazer o mínimo de 150h de formação no interstício dos 3 anos do probatório (50h/ano).
  • Dirigida aos docentes veteranos (dito estáveis), que devem participar do mínimo de 80h/biênio de atividades formativas.

Formação Continuada em Gestão Acadêmica e Gestão Administrativa:

• Destinada aos docentes que exercem cargos de gestão na Universidade (diretores de unidade acadêmica, coordenadores de cursos e de programas, membros dos colegiados e do Núcleo Docente Estruturante, dentre outros), que devem perfazer o mínimo de 60h/ano de formação. A linha de formação em gestão acadêmica/administrativa é obrigatória aos docentes que exercem cargos de gestão.

Nessa perspectiva, as ações de formação continuada no âmbito do Proford configuram-se em cursos, minicursos, seminários, simpósios, congressos, encontros, palestras, workshops, oficinas, fóruns, mesas-redondas, ambiências temáticas, etc. As ações de formação previstas no programa deverão estar em consonância com o PDI/UFAL e com as concepções dos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPC.

As ações do Proford pressupõem o trabalho articulado da Pró-Reitoria de Graduação - Prograd com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho - Progep e com as Unidades Acadêmicas e Campi fora de sede da Ufal.

• Dra. Sandra Regina Paz (Pró-Reitora de Graduação)
  • Dra. Suzana Maria Barrios (Coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico - CDP/Prograd)
  • Pedagoga Ma. Vera Lucia Pontes dos Santos (Setor de Formação Continuada de Docentes e Inovação Pedagógica)
  • João Paulo Rocha (Estagiário de Relações Públicas)