Moodle básico

Curso organizado pelo Proford (PROGRAD/UFAL)

Público-alvo: Docentes da UFAL

Carga horária: 20 horas

Início: 15 de abril de 2020

Interface: http://ava.ead.ufal.br/

Professores:

Dr. Elton Malta
Dr. Guilmer Brito
Dr. Gonzalo Abio

Tutores: Daniella de Jesus Lima, Deyse Mara Romualdo Soares e Janis Christine Angelina Cavalcante (Turma I); Adriana Valença de Almeida, Douglas Vieira de Almeida; Josenilda Rodrigues de Lima, Maria Aparecida de Araújo Lima e Mayara Teles Viveiros de Lira (Turma II); Mariana Santana de Jesus, Clarissa Tenório Ribeiro Bernardes e Júlio César Correia da Silva (Turma III).

Conteúdo:
• Como o Moodle pode auxiliar em minhas atividades como docente?
• Criação e configurando um ambiente novo pelo SICAM2.
• As primeiras postagens:
- Inserção e formatação de textos e imagens.
- Postagem de arquivos anexados.
- Criação de fóruns de discussão.
• Hiperlinks e incorporação de recursos de outros sites.
• Atividades avaliativas on-line.
• Relatórios de atividades.

Metodologia:
O curso será ministrado totalmente à distância e será dividido em duas unidades, que será iniciada com um encontro virtual ao vivo por meio de algum serviço de videoconferência que permita a transmissão da tela do computador do instrutor. Assim como toda atividade on-line da UFAL, este curso possuirá um ambiente no Moodle como sua sede virtual, onde todos deverão estar inseridos como alunos. No entanto este ambiente vai estar inicialmente vazio, a proposta é que este espaço seja montado durante os encontros virtuais, seguindo uma lógica de conteúdo do tipo tutorial, ou seja, procedimento por procedimento em detalhes, de forma que os participantes presenciem o processo de criação em tempo real, além de terem acesso livre ao produto criado também. O instrutor deverá solicitar que cada participante crie um espaço virtual próprio, utilizando sua conta no SICAM2, assim ele poderá praticar os procedimentos realizados pelo instrutor ainda durante o encontro virtual. Este ambiente, chamado aqui de projeto-AVA, será usado como avaliação e o professor-participante poderá inclusive utilizá-lo já em sua turma presencial quando o calendário for retomado. Ao final dos encontros virtuais on-line, o instrutor deverá deixar atividades a serem realizadas no projeto-AVA de cada participante que reforcem os procedimentos trabalhados. O encontro virtual será gravado e o vídeo será subdividido por procedimento ou discussão realizada, assim poderá servir de material de consulta. Durante as atividades assíncronas, os participantes poderão postar suas dúvidas em um fórum criado no ambiente do curso no Moodle ou por e-mail.

Avaliação
O projeto-AVA de cada participante será usado como instrumento de avaliação. Para isso, cada participante deverá adicionar o instrutor no seu projeto-AVA, como se fosse um estudante de sua turma, desta forma a avaliação poderá ser feita de maneira processual, já que o instrutor poderá acessar estes ambientes durante todo o período do curso. Deverá ser levado em consideração na avaliação o correto uso dos recursos que foram trabalhados.