Moodle avançado

Curso organizado pelo Proford (PROGRAD/UFAL)

PÚBLICO-ALVO: docentes da UFAL

Pré-requisito: ter realizado o Curso Moodle Básico ou possuir conhecimento básico de utilziação do AVA Moodle UFAL.

Carga horária: 20 horas

Início: 28 de abril de 2020

Link para inscrição: https://forms.gle/ERizJgjg7gtHYAGS9

Mediadores: Prof. Dr. Leonardo B. Marques (CEDU) e Prof. Dr. Ranilson Oscar Paiva (IC)

CONTEÚDO
• Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, bases gerais de orientação da acessibilidade e dicas práticas de implementação.
• Uso do Moodle para Atividades avançadas estruturadas, Lições, ou com avaliação por pares (colaborativa), Laboratório de Avaliação.
.Configurando as postagens para organização do percurso de aprendizagem:
- Uso de critérios de conclusão.
• Uso avançado de relatórios de atividades para gestão do processo de aprendizagem.

METODOLOGIA
O curso será ministrado totalmente à distância e será dividido em quatro semanas. Um primeiro encontro virtual, ao vivo, por meio de algum serviço de videoconferência que permita a transmissão da tela do computador do instrutor. Assim como toda atividade on-line da UFAL, este curso possuirá um ambiente no Moodle como sua sede virtual, onde todos deverão estar inseridos como alunos. Apesar de não ser pré-requisito, é desejável que o participante tenha feito o Curso Básico Moodle. Neste ambiente vai estar inicialmente vazio, a proposta é que este espaço seja montado durante os encontros virtuais, seguindo uma lógica de conteúdo do tipo tutorial, ou seja, procedimento por procedimento em detalhes, de forma que os participantes presenciem o processo de criação em tempo real, além de terem acesso livre ao produto criado
também. O instrutor deverá solicitar que cada participante crie um espaço virtual próprio, utilizando sua conta no SICAM2, assim ele poderá praticar os procedimentos realizados pelo instrutor ainda durante o encontro virtual. Este ambiente, chamado aqui de projeto-AVA, será usado como avaliação e o professor-participante poderá inclusive utilizá-lo já em sua turma presencial quando o calendário for retomado.
Ao final dos encontros virtuais online, o instrutor deverá deixar atividades a serem realizadas no projeto-AVA de cada participante que reforcem os procedimentos trabalhados. O encontro virtual será gravado e o vídeo será subdividido por procedimento ou discussão realizada, assim poderá servir de material de consulta. Durante as atividades assíncronas, os participantes poderão postar suas dúvidas em um fórum criado no ambiente do curso no Moodle ou por e-mail.

Avaliação
Ao final do período será avaliado a implementação dos recursos discutidos no curso. Para isso, cada participante deverá adicionar o instrutor e tutores no seu projeto-AVA, como se fosse um estudante de sua turma, desta forma a avaliação poderá ser feita de maneira processual, já que o instrutor poderá acessar estes ambientes durante todo o período do curso.