Curso Gamificando a Aula Universitária: Engajamento e Aprendizagem

  • Quando 05/09/2022 14h00 até 21/09/2022 16h00 (America/Maceio / UTC-300)
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Público-alvo: Docentes de todas as áreas do conhecimento que tenham interesse em compreender o conceito de gamificação, bem como em implementar e a aplicar essa abordagem, na prática, em sala de aula.


Carga horária: 20h.

Horário: 14h às 16h.


Período: De 5 21 de setembro de 2022. 


Metodologia: Na metodologia elaborada para o curso proposto, contemplam-se as estratégias da gamificação para que os cursistas tenham contato com a lógica dos jogos no ambiente educacional, inicialmente, a partir do ponto de vista do aluno e, paralelamente a isso, durante a construção do conhecimento e a execução das atividades, sob a perspectiva do docente.
Os métodos e os recursos didáticos utilizados são consolidados no campo de pesquisa que trata da pedagogia para o ensino e aprendizagem e, dessa forma, conhecidos pelos docentes. Isso torna mais simples e viável a aplicação dos elementos do projeto de jogos na prática da sala de aula. As atividades são divididas em síncronas, por meio de webconferência usando o software Teams, e assíncronas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.


Número de Participantes: 20 vagas.

Número de Concluintes: 10.

Objetivo:

Promover a apropriação das estratégias dos jogos para a implementação de práticas pedagógicas baseadas na gamificação.

Instrutoria/Tutoria: - Nádia Milena da Silva Barbosa.

Coordenação: - Valdjane Gomes Matias.

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Conteúdo Programático

Atividade Síncrona

WEB 1

  • Conhecendo os princípios da gamificação:
  • conceito;
  • objetivos;
  • gamificação na educação;
  • exemplos de gamificação na educação.
  • Engajamento e recompensa.
  • A avaliação da aprendizagem com a incorporação da 

gamificação.

WEB 2

    • Atributos e componentes dos jogos:
  • Design thinking;
  • Princípio da interação;
  • Propósito e atitudes.
  • Gamificação na prática:
  • regras;
  • barra de progresso;
  • nível (level up);
  • emblemas (badges);
  • desafios e missões;
  • feedback.

WEB 3

  • Criação de uma experiência de ensino e aprendizagem gamificada.
  • Reflexões para associar os conteúdos das disciplinas às dinâmicas dos jogos.

Atividade Assíncrona

Atividade 1

Os elementos integrantes do projeto de jogos que podem ser aplicados à sala de aula da universidade.

Atividade 2

A prática da gamificação na educação por meio da implementação de uma atividade aplicada na turma do curso. 

Atividade 3

Ponderação sobre as potencialidades e as limitações da incorporação da lógica dos jogos no ambiente educacional do ensino superior.

Cronograma de Atvidades/Aulas:

Instrutor(a): Nádia Milena da Silva Barbosa (14h)

Período de realização de cada atividade no ambiente virtual

Data

(considerar uma data com dia, mês e ano, de cada período de atividade realizada)

Horário (web - conferência)

Horário (ambiente moodle)

Atividade

2 horas

05/09/2022

14-16h

-

WEB 1

2 horas

06/09/2022

-

14-16h

Atividade 1

2 horas

12/09/2022

14-16h

-

WEB 2

2 horas

13/09/2022

-

14-16h

Atividade 2

3 horas

19/09/2022

14-17h

-

WEB 3

3 horas

21/09/2022

-

14-17h

Atividade 3

Tutor(a): Nádia Milena da Silva Barbosa (6h)

Período de realização de cada atividade no ambiente virtual

Data

(considerar uma data com dia, mês e ano, de cada período de atividade realizada)

Horário (web - conferência)

Horário (ambiente moodle)

Atividade

1 hora

05/09/2022

-

17-18h

Dirimir as dúvidas dos cursistas no AVA

1 hora

06/09/2022 

-

17-18h

Dirimir as dúvidas dos cursistas no AVA e Enviar aviso sobre as atividades

1 hora

12/09/2022

-

17-18h

Dirimir as dúvidas dos cursistas no AVA

1 hora

14/09/2022

-

11-12h

Dirimir as dúvidas dos cursistas no AVA e Enviar aviso sobre as atividades

1 hora

19/09/2022

-

17-18h

Dirimir as dúvidas dos cursistas

1 hora

21/09/2022

-

17-18h

Dirimir as dúvidas dos cursistas no AVA e Enviar aviso sobre o prazo final para as atividades

Estimativa de Despesas (Pagamento GECC):

Instrutora/Tutora: - Nádia Milena da Silva Barbosa.

Cargo: Professor do Magistério Superior.

Matrícula Siape: 2582264.

Lotação: Arapiraca/Palmeira dos Índios (Cedida ao CECA).

Valor (14h de instrutoria + 6h de elaboração de material): R$2.894,20.

Valor Tutoria (6h): R$573,36.

Coordenação: - Valdjane Gomes Matias.

Cargo: Técnico em Contabilidade.

Matrícula Siape: 2049336.

Lotação: Instituto de Física - IF.

Valor (10h): R$819,10.

Valor total da ação: R$4.286,66.