Curso Moodle Avançado

  • Quando 10/08/2021 09h00 até 31/08/2021 11h00 (America/Maceio / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Docentes da UFAL em exercício.
Carga horária: 20h.
Período: 10 a 31 de agosto.
Horário: webconferências nos dias 10, 17 e 24/08/2021, das 09:00 às 11:00.
Metodologia: em virtude do momento em que vivemos, utilizaremos atividades síncronas, como encontros via web conferência. Para atividades assíncronas, vamos utilizar a plataforma moodle para acompanhamento, disponibilização de conteúdos e avaliação.
Durante o curso vamos aprender “fazendo”. Assim, vamos disponibilizar um ambiente virtual (em www.moodlecloud.com) no qual todos os participantes serão capazes de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos e realizar as atividades propostas durante todo o curso.
Como recursos didáticos serão disponibilizados para os alunos, material no formato pdf, exemplos práticos e atividades.
Número de Participantes: 20.

Objetivo:
- Habilitar docentes na Plataforma Moodle, no papel de professor, para utilização de ferramentas avançadas tais como: Banco de Questões, Quadro de Notas, Grupos, Agrupamento, Avaliação em Pares e Ferramentas Administrativas.

Instrutoria: - Italo Carlo Lopes Silva.

Tutoria: - Rômulo Nunes de Oliveira.

Coordenação: - Márgara Ney Firmino de Oliveira Rodrigues.

Para se inscrever, clique aqui

Conteúdo Programático:

- Introdução: - Revisão.

- Gestão do Ambiente Moodle: - Cadastro de Usuários; - Definição de Papéis; - Curso:  - Configurações Avançadas; - Métodos de Inscrição; - Configuração do Quadro de Notas. - Plugins.

- Atividades no Moodle:  - Avaliando atividades; - Banco de Questões; - Configurando Questionários Dinâmicos; - Trabalhando com grupos; - Avaliação em Pares.

- Administrando um curso:  - Backup; - Restauração; - Lixeira; - Logs.

Cronograma de Atividades/Aulas:

Instrutor(a): Italo Carlo Lopes Silva (10h)

Período da realização de cada atividade no ambiente virtual

Data

(considerar uma data de cada período de atividade realizada)

Horário (web - conferência)

Horário (ambiente moodle)

Atividade

10 a 16/08/2021

10/08/21

09:00 as 11:00 hs

-Apresentação do Curso e sua estrutura.


Apresentar -AVA do curso



-Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 01 e 02



-Apresentar Ambiente Laboratório


-Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos


-Aplicar exemplos práticos

10 a 16/08/2021

12/08/21



14:00 - 15:00

-Orientar atividades práticas

17 a 23/08/2021

17/08/21

09:00 às 11:00

-Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 04 (a,b,c,d,e,f)


-Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos


-Aplicar exemplos práticos

17/08/2021 à 23/08/2021

18/08/21

14:00as 15:00

Atividades avaliativas Ref ao cont

Item 03(a,b,c) 

24 a 31/08/2021

24/08/21

09:00 às 11:00

-Ministrar Web Conferência abordando os temas do conteúdo programático 03 (d,e) e 04


-Esclarecer dúvidas sobre os conteúdos


Aplicar exemplos práticos





24/08/2021 à 31/08/2021



25/08/21

14:00as 15:00

Atividades avaliativas Ref ao cont

Item 03(d,e) 

26/08/21

14:00as 15:00

Atividades avaliativas Ref ao cont

Item 04

Tutor(a): Rômulo Nunes de Oliveira (10h)

Período de realização de cada atividade no ambiente virtual

Data

(considerar uma data com dia, mês e ano, de cada período de atividade realizada)

Horário (web - conferência)

Horário (ambiente moodle)

Atividade

10 a 16/08/2021

10/08/2021

18:00 - 19:00 (1h)

-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes

-Esclarecimentos sobre o  ambiente virtual que será utilizado para realização das atividades

-Enviar mensagens individuais aos cursistas ausentes

10 a 16/08/2021

12/08/2021

18:00 - 20:00 (2h)

-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo 

- Acompanhamento e intervenção (quando necessário) na  realização da Atividade 01 - Configurando o Quadro de Notas


-Enviar mensagens individuais aos cursistas sobre a atividade e seu prazo

17 a 23/08/2021

17/08/2021

18:00 - 20:00 (2h)

- Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo


- Acompanhamento  e intervenção (quando necessário) na realização da  Atividade 02 - Banco de Questões e Questionários Dinâmicos

-Enviar mensagens individuais aos cursistas sobre a atividade e seu prazo

17 a 23/08/2021

20/08 /2021

18:00 - 19:00 (1h)

Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes


-Avaliação das atividades 01 e 02


- Enviar mensagens individuais aos cursistas sobre as avaliações



24 a 31/08/2021

24/08/2021

18:00 - 19:00 (1h)

-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo da webconferência anterior 


-Acompanhamento  e intervenção (quando necessário) na realização da Atividade 03 Trabalhando com Grupos

-Envio de mensagem aos cursistas faltosos na conferência sobre o novo conteúdo e nova atividade




24 a 31/08/2021

26/08/2021

18:00 - 20:00 (2h) 

-Interação dentro ambiente de aprendizagem com os participantes para esclarecimentos sobre o conteúdo da webconferência anterior 


-Acompanhamento  e intervenção (quando necessário) na realização da Atividade 04 - Avaliação em Pares


-Envio de mensagem aos cursistas faltosos na conferência sobre o novo conteúdo e nova atividade

24 a 31/08/2021

31/08/2021

18:00 - 19:00 (1h)

Avaliação das Atividades 03 e 04

-Enviar mensagens aos alunos com o feedback das avaliações

Estimativa de Despesas (Pagamento GECC):

Instrutoria: - Italo Carlo Lopes Silva.

Cargo: Analista de Tecnologia da Informação.

Matrícula Siape: 1675436.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor: R$ 2.315,36.

Tutoria: - Rômulo Nunes de Oliveira.

Cargo: Professor Adjunto.

Matrícula Siape: 1544192.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor: R$ 955,60.

Coordenação: - Márgara Ney Firmino de Oliveira Rodrigues.

Cargo: Técnico em Contabilidade.

Matrícula Siape: 1614725.

Lotação: Campus Arapiraca.

Valor: R$ 819,10.

Valor total da ação: R$ 4.090,06.