Curso Problem Based Learning: Potencializando o Trabalho Colaborativo em Sala de Aula

  • Quando 01/09/2020 09h00 até 30/09/2020 12h00 (America/Maceio / UTC-300)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Público-alvo: Docentes atuantes no ensino presencial ou na educação a distância da Universidade Federal de Alagoas.
Carga horária: 20 horas.
Período: 1 a 30 de setembro.
Horário: 9h às 12h.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Conferência Web RNP.
Número de Participantes: 30 vagas.

Para se inscrever, clique aqui.

Objetivos:
- Instrumentalizar docentes com relação à estratégia metodológica PBL, de forma que possam explorar o potencial do trabalho colaborativo e problematizador entre os estudantes em sala de aula;
- Apresentar outros recursos da Internet – recursos web 2.0 (animação, infográficos, jogos virtuais, história em quadrinhos, avatar e outros) - como possibilidades pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem;
- Produzir materiais didáticos – casos de ensino (licenciaturas), cases (administração, engenharia, direito e outras), casos clínicos (área da saúde) – que serão utilizados no desenvolvimento do PBL pelos participantes do curso.
- Promover trocas de experiências entre professores de diferentes áreas, na perspectiva do trabalho colaborativo e da integração entre diversas formações.

Instrutora:

Débora Cristina Massetto - CEDU/UFAL.

Tutora:

Vera Lucia Pontes dos Santos - PROGRAD/UFAL.

Coordenador:

- Cícero Neilton dos Santos Oliveira. CEDU/UFAL.

Conteúdo Programático:

- Problematização: concepções filosófica e cognitivista;

- Proposição de problemas: critérios;

- PBL: origem, implicações pedagógicas, etapas e materiais;

- Avaliação no PBL: conceito e estratégias.

Cronograma:

Instrutor(a) período síncrono (webconferência) e assíncrono: Débora Cristina Massetto (6h +4h = 10h)

Data

Horário

Atividade

  1/09  

2h

Acolhimento;

Apresentação da equipe formativa e dos participantes.

Discussões sobre o referencial teórico.

8/09

2h

Discussões sobre o referencial teórico.

Dinâmicas – metod. ativa.

22/09

2h

Avaliação do curso, atuação docente e autoavaliações.

Instrutoria período assíncrono

Período da realização de cada atividade no ambiente virtual

Data (considerar uma data de cada período de atividade realizada)


Horário

1/09 - 06/09

07/09

10h - 11h

08/09 – 13/09

14/09

10h -11h

15/09 – 20/09

21/09

10h – 11h

22/09 - 27/09

28/09

10h – 11h

Tutoria online: Vera Lucia Pontes dos Santos (10h)

Período da Tutoria

Carga horária diária

Conteúdo

Atividade desenvolvida

1/09 - 06/09

3h

5/09

9h às 12h

Problematização: concepções filosófica e cognitivista

Acolhimento dos cursistas (dúvidas de acesso, materiais e atividades). 

Apoio nas discussões virtuais (webconferência) e nas atividades do AVA sobre os assuntos.

08/09 – 13/09

2h

11/09

9h às 11h

Proposição de problemas: critérios

Acompanhamento das atividades (fórum de dúvidas, mensagens de incentivo; acesso às tarefas de planejamento).

15/09 – 20/09

2h

18/09

9h às 11h

PBL: origem, implicações pedagógicas, etapas e materiais

Feedback formativo – ferramentas base de dados e laboratório de avaliação;

Monitoramento do acesso e frequência dos participantes.

22/09 - 27/09

3h

25/09

9h às 12h

Avaliação no PBL: conceito e estratégias

Acompanhamento das atividades e envio de feedback formativo.