Estudantes da licenciatura em matemática participaram de curso de verão da USP

Os alunos são do 3° período e já conquistaram a aprovação no programa que tem níveis altos de conteúdos da pós-graduação

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em

Ter a oportunidade de participar de um curso de verão numa das mais conceituadas universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP) foi o sonho concretizado para Melize Ribas Ortiz, Lorena Sophia dos Santos Miranda de Barros e Kelwen Santos de Oliveira Lima. Eles são estudantes do 3° período da licenciatura em matemática do Instituto de Matemática da Universidade de Alagoas (IM) e foram aprovados para o formato presencial do Programa de Verão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) 2024, em São Carlos, no interior de São Paulo.

A atividade aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro, uma ação tradicional de décadas, que possui cursos, minicursos e workshops científicos para receber alunos que visam ingressar em seus programas de mestrado e doutorado, ou simplesmente fazer disciplinas de ensino superior a nível de pós-graduação científica e extensionista.

“Quando eles disseram que tinham em mente viajar para São Paulo para fazer um curso de pós-graduação, foi um misto de orgulho e preocupação”, comentou a orientadora, Juliana Theodoro. Segundo ela, o orgulho era por ver alunos tão jovens em busca de atividades científicas nada fáceis, dentro da maior universidade do país, no ranking das melhores universidades internacionais, conceito 7 no curso de pós-graduação acadêmica na Matemática.

Juliana conta que os cursos têm níveis altos e os alunos estavam nas disciplinas básicas da matemática pura. O receio da professora era que as dificuldades da pós-graduação pudessem virar algum trauma ou bloqueio para seguir na matemática. E quando os alunos perguntaram se ela acreditava que poderiam conseguir, a resposta veio como uma injeção de ânimo: “Não vai ser fácil, mas vocês são totalmente capazes de ter êxito!”

As palavras da professora foram mantra para seguir no programa e obter conceitos de aprovação no curso Introdução à teoria dos números algébricos, ministrado pelo professor Roberto Alvarenga, docente efetivo do ICMC, doutor pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pós-doutor pelo ICMC e pela Universidade da Califonia (Irvine-USA).

Bagagem recheada de experiências

Melize, Lorena e Kelwen são engajados no fazer ciência. Eles fazem parte do Grupo de Pesquisa de Topologia Algébrica e Geral (Gtag-IM) com diretório registrado no CNPq, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), liderado pela professora Juliana Roberta Theodoro de Lima e o professor Ediel Azevedo Guerra. O grupo possui nove estudantes de iniciação científica e uma aluna de pós-graduação.

No programa que participaram na USP eles tiveram a oportunidade de vivenciar atividades importantes para a carreira acadêmica. Além do curso de verão, os alunos participaram do workshop científico do ICMC, apresentando pôsteres de pesquisa em teorias de tranças e enlaçamentos de intervalos, foco da área de pesquisa do Gtag.

“Foi desafiador, ninguém nos disse que iria ser fácil, mas tivemos muito apoio dos nossos familiares, da nossa orientadora, a professora Juliana e dos nossos professores. Aproveitamos ao máximo a oportunidade incrível que tivemos e conseguimos ser aprovados”, destacaram os discentes ao fim do programa.

Foco e disciplina

Cheia de orgulho dos orientandos, Juliana Theodoro aponta a importância da iniciação científica e a criação da rotina de mostrar ferramentas mais ousadas da matemática desde o começo da graduação para os alunos. Com base nisso a professora conta que teve a ideia de abrir os seminários de iniciação científica para os alunos da Ufal.

Esse ano, o cronograma de seminários está sendo institucionalizado no IM e terá como tema principal estudos aprofundados de topologia geral para os estudantes. A atividades vai trazer professores das áreas específicas e correlatas, mostrando suas pesquisas para que os alunos conheçam mais possibilidades e se inspirem no ingresso da pós-graduação.

“Amor cura e educação salva. Estudar e saber acreditar na nossa capacidade é uma receita positiva para a vida. Passo isso a todos os meus alunos”, reforçou a pesquisadora, animada para mais um ano produtivo.

Para saber mais sobre os seminários do grupo basta enviar e-mail para juliana.lima@im.ufal.br ou seguir o Instagram @gtagimufal.