Aula Magna da pós em Linguística e Literatura discute internacionalização

Evento contou com palestra do diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes Gomes
Por Ascom Ufal com Naísia Xavier - Ascom Fapeal
26/03/2024 10h49 - Atualizado em 28/03/2024 às 11h07
Aula Magna da pós em Linguística e Literatura discute internacionalização

O Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu início, na última semana, ao novo semestre letivo com a realização de aula magna. Para tanto, contou com palestra ministrada pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), professor Fábio Guedes, que falou sobre a Internacionalização na pós-graduação: Desafios e Perspectivas.

A questão de internacionalização é uma pauta importante por se tratar do maior desafio para os programas de pós-graduação da Ufal, quanto aos critérios que são cobrados pelo Ministério da Educação (MEC), em cada uma das avaliações quadrienais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atribui conceitos individualmente a todos os PPGs do Brasil.

Essa nota, inclusive, tem impacto direto tanto na continuidade, ou não, da existência de um programa de pós-graduação, quanto na quantidade de recursos financeiros e demais auxílios concedidos pelo Governo Federal.

O PPGLL da Ufal passou da nota 3 para a 4 na avaliação mais recente, que abarcou o quadriênio 2017-2020, divulgada em setembro de 2022, quando 44% dos programas alagoanos à época (22 ao todo, naquele momento) subiram de conceito. A nota máxima possível é a sete.

“Nas últimas duas décadas ampliamos e descentralizamos os PPGs no país inteiro, com uma distribuição muito mais equitativa, mostrando um grande crescimento no Nordeste, onde todos os estados ampliaram os seus programas e – sobretudo na década de 2000 – uma grande expansão das universidades e da formação de mestres e doutores”, explicou Fábio Guedes.

Ainda durante a palestra, Guedes apresentou alguns dos grandes desafios e hipóteses sobre os primeiros passos, na prática, que servem para abrir esses caminhos internacionais como, por exemplo, visita a embaixadas de países que possam ter interesse em enviar estudantes à Ufal e a promoção dos atrativos locais.

“O processo de descentralização tem qualidade de vida como um dos fatores. Além disso, temos uma instituição grande e uma rede de pesquisadores nordestina muito forte, e as pessoas querem se engajar nisso”, pontuou Fábio Guedes.

Investimento na pós-graduação

A palestra do gestor da Fapeal foi inserida como parte da programação do 2° Seminário Linguagem, Produção e Circulação do Conhecimento Científico, realizado pela Faculdade de Letras (Fale), e contou também com a presença da diretora da Faculdade de Letras, Rita Souto Maior e o assessor de Relações Internacionais da Ufal, Niraldo Farias.

O evento teve como objetivo integrar os novos mestrandos e doutorandos ao PPG, que poderão contar com até sete novas bolsas da Fapeal, para este novo ciclo, fora as que já se encontram vigentes. ‌A previsão é que sejam concedidas mais três bolsas mestrado, por até 24 meses e outras quatro de doutorado, por até 48 meses, num investimento de mais de R$ 746 mil reais, exclusivamente com recursos do governo de Alagoas.

“A Fapeal tem sido uma grande parceira, com bolsas, e com financiamento ao nosso periódico científico, a Revista Leitura, aos projetos individuais de pesquisa dos docentes e aos projetos de iniciação científica”, celebrou a coordenadora do PPG, professora Débora Massmann.

O PPGLL é o único da área em Alagoas, e já possui abrangência regional, pois forma mestres e doutores que vêm de outros estados, ou passam a atuar fora daqui. Além disso, o critério de internacionalização é particularmente pertinente ao PPGLL dada à existência de três graduações em Língua Estrangeira (Letras Inglês, Letras Espanhol e Letras Francês), bem como suas respectivas casas de cultura, além da emissão de certificados de proficiência aceitos no Brasil e no exterior.

Leia mais sobre o PPGLL aqui.