Inscrições abertas para cursos e pós-graduação no exterior

Bolsas atendem desde cursos de idiomas à mestrados e doutorados
Por Ascom Ufal com Lucas Batista - Assessoria de Intercâmbio Internacional
07/02/2024 14h54 - Atualizado em 09/02/2024 às 13h52

Está aberta a temporada de inscrições para candidaturas a pós-graduação no exterior. Há vagas no Canadá, EUA, Japão e Coreia do Sul, confira:

Canadá

Uma excelente oportunidade se abre para estudantes brasileiros que sonham em estudar no exterior: o Programa Futuros Líderes nas Américas (PFLA) está com inscrições abertas para bolsas de estudos e pesquisa de curta duração no Canadá. As inscrições estão abertas até o dia 19 de março.

O PFLA é um programa de bolsas destinado a estudantes em período integral em instituições de ensino superior. Ele oferece a chance de vivenciar uma experiência acadêmica internacional, permitindo aos estudantes aprimorar suas habilidades e conhecimentos em um ambiente de aprendizado estrangeiro.
Para participar, entre em contato diretamente com o escritório internacional da instituição canadense de seu interesse. Mais informações podem ser encontradas no link.

EUA

A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou a concessão de bolsas de estudo destinadas a estudantes brasileiros interessados em cursar mestrados e doutorados em universidades dos países membros. O prazo para inscrição se encerra em 22 de março.

No processo de seleção deste ano, os bolsistas terão a possibilidade de se candidatar a cursos em tempo integral, com exceção das áreas de Ciências Médicas e aprendizagem de idiomas, os quais podem ser realizados presencialmente, virtualmente ou de maneira mista.

A OEA enfatiza que será dada preferência às solicitações de bolsas para estudos a distância. O valor máximo da bolsa é de USD 10.000,00/ano, uma quantia que pode ser utilizada para custear diversos aspectos da jornada acadêmica, incluindo passagens aéreas, matrícula/tarifas, aquisição de livros, ajuda de custo, seguro médico e/ou despesas administrativas.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e fazer o upload da documentação necessária no sistema online da OEA, disponível no site. O resultado final será divulgado no segundo semestre de 2024, e mais informações podem ser encontradas em www.oas.org/es/becas. Interessados podem consultar mais detalhes nos seguintes links: links: OEA ou OAS

Japão

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão abriu as inscrições para as Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho) 2024. Essas bolsas oferecem uma oportunidade excepcional para estudantes interessados em realizar seus estudos no país.

O perído de inscrição segue até o dia 16 de fevereiro, com bolsas para treinamento de professores e cursos de cultura e língua japonesa para descendentes e estrangeiros.

Mais informações e os detalhes específicos da oferta podem ser encontrados no site oficial da embaixada japonesa no Brasil.

Coréia do Sul

Trata-se de um programa de bolsas de estudo para o curso de mestrado em planejamento e gestão urbana, voltado para servidores públicos estrangeiros, com cobertura integral de custos, oferecido pelo Governo Metropolitano de Seul e pela Universidade de Seul.

O programa cobre passagens aéreas do Brasil à Coreia do Sul (ida e volta), custos acadêmicos, acomodação em dormitório durante os dois anos e auxílio mensal de cerca de USD 760. Podem inscrever-se servidores públicos com ao menos três anos de ofício e até 40 anos de idade, e que possuam bacharelado ou equivalente e comprovada proficiência em língua inglesa.

As inscrições devem ser feitas até 14 de março pelo portal virtual da universidade. Os selecionados na fase documental serão entrevistados, via Zoom, no início de abril e os resultados finais serão anunciados em 18 de abril, com chegada à Coreia prevista para 7 de agosto.