Sorriso de Plantão seleciona estudantes para atuarem no setor de comunicação

Aprovados vão realizar cobertura de pautas, produção de matérias e de conteúdo para as mídias sociais digitais do projeto

Por Ascom Ufal com Kelwin Odilon – jornalista
- Atualizado em
Inscriçõs coemçam segunda-feira (15) | nothing
Inscriçõs coemçam segunda-feira (15)

O projeto Sorriso de Plantão, coordenado pela Universidade Federal de Alagoas e pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), abre inscrições, a partir do próximo dia 15 de janeiro, para estudantes que quiserem atuar no setor de comunicação. A seleção será realizada por meio de entrevista, entrega de uma produção de arte, briefing ou uma matéria relacionada ao projeto e portfólio, com avaliação pela comissão do processo seletivo, totalmente gratuito.

Para participar da seleção, o estudante deve ter o cartão vacinal atualizado (devido à cobertura de pautas nos hospitais) e obrigatoriamente estar matriculado em alguma instituição de ensino superior, independente do curso. Não será permitida a participação de estudantes no último ano ou penúltimo período, pois o participante deverá completar o ciclo do projeto, que tem duração de março de 2024 a março de 2025, ainda durante a graduação.

Na entrevista, que será realizada na sede da Uncisal, é obrigatório levar uma resma de papel A4.

Atuação dos selecionados

O setor de comunicação do projeto trabalha diretamente com a coordenação, desempenhando funções essenciais, como assessoria de imprensa, produção de conteúdo para mídias sociais e site, cobertura de pautas e plantões festivos nos hospitais.

Por ser um trabalho voluntário, os alunos serão certificados como monitores, com certificado de extensão emitido pela Uncisal, com carga horária de 200 horas. A emissão do certificado ocorrerá somente após o período estimado concluído.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Sorriso de Plantão desenvolve suas atividades há 21 anos nos hospitais de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio de Farias Auto (HEHA), Oncologia Pediátrica da Santa Casa, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

Inicialmente voltado para estudantes da área de saúde da Ufal, o projeto gradualmente abriu suas portas para alunos de diversas graduações e expandindo-se para outras faculdades. Essa expansão reflete a visão de que o trabalho desenvolvido se baseia na solidariedade, algo independente da profissão que se exerce.

Além disso, tornou-se uma referência significativa para a Universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto, influenciando, também, trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.

Acesse o site do projeto e saiba mais.