Sorriso de Plantão exibe sua trajetória em documentário especial no HU

Interessados deverão confirmar sua presença por meio da página de inscrição; evento será aberto ao público

Por Ascom Ufal com Kelwin Odilon
23/01/2024 15h02 - Atualizado em 23/01/2024 às 18h02

Após 21 anos de atividades, o projeto Sorriso de Plantão lançou documentário sobre sua trajetória nos hospitais de Maceió. A obra foi lançada em setembro, mas chegará ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) para exibição especial em 6 de fevereiro, às 9h. A sessão será aberta ao público, mas os interessados devem confirmar presença por meio deste endereço eletrônico.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Rosa, esta oportunidade é destinada àqueles que desejam conhecer mais sobre as atividades que o projeto desenvolve nos seis hospitais de Maceió e para os que possuem interesse em participar do processo seletivo, que estará com as inscrições abertas no próximo mês.

“Muitos profissionais, falando de um modo geral, conhecem o nosso projeto apenas de vista, mas nem todos entendem como ele realmente funciona e é estruturado, porque não é apenas brincar com os pacientes, todos os integrantes ali passaram por uma capacitação. Então, esta é uma forma de levar o conhecimento a respeito do trabalho dos palhaços de hospitais, tanto para aqueles que já conhecem o nosso trabalho como para os que desejam participar”, disse.

O documentário Sorriso de Plantão: 21 anos de história possui a participação do superintendente do Hospital Universitário, Célio Rodrigues, do docente da Faculdade de Medicina (Famed) e orientador do projeto, Cláudio Soriano, da ex-integrante e também professora da Famed, Auxiliadora Damiana e demais entrevistados, como integrantes do ciclo atual e pacientes.

Assista ao trailer oficial aqui.

Sobre o projeto

O projeto Sorriso de Plantão desenvolve suas atividades há 21 anos nos hospitais de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio de Farias Auto (Heha), Oncologia Pediátrica da Santa Casa, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

Inicialmente voltado para estudantes da área de saúde da Ufal, o projeto gradualmente abriu suas portas para alunos de diversas graduações e expandindo-se para outras faculdades. Essa expansão reflete a visão de que o trabalho desenvolvido se baseia na solidariedade, algo independente da profissão que se exerce.

Pioneiro no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária em Alagoas, o projeto está inserido na rede nacional de palhaços de hospital e já participou no grupo de pesquisa da Federação Europeia de Palhaços de Hospital (EFCHO), se mantendo sempre em atualização continuada e permanente.

Além disso, o Sorriso de Plantão tornou-se uma referência significativa para a Universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto, influenciando, também, trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.

Para mais informações sobre o projeto ou sobre o documentário, basta entrar em contato por meio do perfil oficial no Instagram.