Sorriso de Plantão abre processo seletivo para palhaços de hospitais

São 60 vagas disponíveis e os interessados têm até o dia 27 de fevereiro para se inscrever

Por Ascom Ufal com Kelwin Odilon – jornalista
- Atualizado em

Estudantes que sempre desejaram participar de projetos voluntários ou atuarem como palhaços de hospital agora têm a sua chance. Estão abertas até 27 de fevereiro as inscrições para participar do projeto Sorriso de Plantão. São 60 vagas disponíveis e a seleção segue alguns requisitos, tais como estar devidamente matriculado em alguma instituição de ensino superior, não estar no penúltimo ou último ano do curso e apresentar o cartão de vacina atualizado.

Caracterizados como palhaços de hospital, os integrantes disponibilizam dois sábados quinzenais para realizar um plantão de três horas nos hospitais de atuação: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (Heha), Santa Casa de Misericórdia de Maceió – Unidade Farol, Hospital da Criança, e o Hospital Metropolitano de Alagoas.

Por meio da ludoterapia, levando muita música e brincadeiras, os estudantes transformam as tardes dos pacientes em ambientes mais leves e acolhedores, onde, muitas vezes, acabam marcando a vida dessas pessoas. A coordenadora do projeto, Maria Rosa da Silva, ressalta que o processo seletivo de três fases (prova escrita, apresentação artística e entrevista), não é tão difícil como muitos imaginam.

“Algumas pessoas acham que precisam ser extremamente criativos ou possuir habilidades artísticas para participar, quando na verdade não é bem assim. A prova escrita tem três questões abertas de situações que ocorrem durante os plantões, para explicarem como reagiriam a elas e na apresentação artística é bem mais simples, pois você pode contar uma história, dançar, declarar poema ou qualquer interação que você realizaria com a criança no ambiente hospitalar”, disse ela.

Ainda segundo Maria Rosa, o último processo seletivo contou com mais de 150 inscritos e a expectativa é superar esse número neste ano tão especial onde o projeto completará 22 anos de atividades e promete muitas novidades para os integrantes e também para o público em geral nos próximos meses.

Sobre o projeto

O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão é vinculado às Universidades Federal de Alagoas (Ufal) Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), mas acadêmicos de todos os cursos e instituições podem participar. Desde o início das atividades em 2002, o Sorriso de Plantão já beneficiou mais de 100 mil pacientes e se tornou pioneiro em Alagoas no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária.

Se mantendo sempre em atualização contínua e permanente, o Sorriso de Plantão também se tornou referência para as universidades, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto, influenciando, também, trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.

Para mais informações sobre o projeto e como participar do processo seletivo, basta acessar o site ou por meio do Instagram: @sorrisodeplantao.