Campus Arapiraca oferta curso sobre plataforma de mapas conceituais

Interessados têm até 20 de janeiro para se inscrever gratuitamente; as aulas serão totalmente on-line

Por Deriky Pereira – jornalista
11/01/2024 15h42 - Atualizado em 11/01/2024 às 18h43

O Centro de Inclusão Digital (CID) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o curso sobre o programa Cmaptools, que busca elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, mapas mentais. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste endereço eletrônico até o próximo dia 20 e as aulas serão totalmente on-line, das 19h às 22h, nos dias 22 e 23 deste mês, por meio do Google Meet.

Nos dois dias de aulas, os estudantes terão acesso a exercícios práticos, poderão participar de um grupo exclusivo para troca de informações sobre o tema, além de tutoria e receberão certificados de participação. Vale reforçar que o curso é aberto ao público, mas estudantes da Ufal são considerados como prioridade no ato das inscrições. As vagas são limitadas e você tem como saber se sua inscrição foi confirmada a partir do recebimento de e-mail de confirmação para o endereço cadastrado durante o processo de inscrição.

O Cmaptools foi desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition, um instituto de pesquisa associado às universidades da Florida, nos Estados Unidos. Dentre os serviços, ele propõe desenvolver mapas conceituais e compartilhá-los com outros usuários, colocando-os à disposição em outros servidores de mapas conceituais, além de participar na elaboração coletiva desses mapas e poder inseri-los em páginas da Internet.

Outros cursos

Uma nova turma sobre o minicurso ChatGPT: Diálogos Inteligentes para Produtividade recebe inscrições até 14 de janeiro e tem carga de 16 horas. Nele, será possível descobrir a tecnologia revolucionária por trás do ChatGPT e como ela vem mudando a interação com a tecnologia, dominar a arte de criar prompts eficientes e diálogos personalizados, aprender a maximizar sua produtividade com plugins e extensões e muito mais. As aulas serão de 16 a 18 de janeiro, das 8h às 11h, por meio do Google Meet.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também é tema de outro minicurso que recebe inscrições até 15 de janeiro. Nele, os participantes vão aprender a aplicar a LGPD em situações do dia a dia, compreendendo como ela afeta suas ações e interações pessoais e profissionais, entender a importância do tratamento de dados pessoais para proteger os indivíduos de exposições abusivas ou desnecessárias de seus dados e explorar os conceitos essenciais da LGPD, incluindo seus princípios e requisitos fundamentais.

Acompanhe outras informações sobre o Centro de Inclusão Digital aqui.