Universidade oferece acolhimento psicológico a estudantes da graduação

Serviço de Pronto Acolhimento Psicológico faz parte de uma campanha para prevenção do suicídio

Por Danielly Lima - estagiária de Relações Públicas
05/09/2023 14h16 - Atualizado em 05/09/2023 às 17h16

No mês de setembro, quando o mundo se une para conscientizar sobre a prevenção do suicídio por meio da campanha Setembro Amarelo, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) destaca o papel fundamental de seu Pronto Acolhimento Psicológico como um farol de esperança. A iniciativa da Pró-reitoria Estudantil (Proest) oferece apoio essencial à saúde mental da comunidade acadêmica.

O estudante interessado pelo serviço deverá comparecer à secretaria da Proest, no prédio da Reitoria, para realizar o agendamento ou enviar e-mail para o acolhimento do seu campus de origem. Na solicitação o estudante precisa informar o nome completo, curso e número de matrícula.

O acolhimento psicológico, se integra à campanha Setembro Amarelo, não apenas para oferecer apoio em momentos de crise, mas também ajudar a criar um ambiente acadêmico mais acolhedor e solidário. Essa abordagem proativa para a saúde mental pode ter impactos positivos duradouros, ajudando a reduzir o estigma em torno da busca de ajuda e incentivando a prevenção do suicídio.

Relevância do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha global que visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio e a importância de cuidar da saúde mental. Com suas atividades e amarelo como símbolo de alerta, a campanha visa quebrar o estigma em torno do suicídio e promover o diálogo aberto sobre saúde mental.

A campanha foi inspirada no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira os pontos de acolhimento na Ufal:

Campus A.C. Simões ou Ceca:

• Comparecer à secretaria da Proest (na Reitoria) para realizar agendamento ou enviar e-mail para acolhimentopsicologico.proest@gmail.com

No Campus do Sertão:

• Enviar e-mail para ana.santana@delmiro.ufal.br

No Campus Arapiraca - Unidade Palmeira dos Índios:

• Enviar e-mail para tathina.netto@palmeira.ufal.br