Projeto de extensão convida estudantes para participar de jogos de tabuleiro

Partidas acontecerão às quartas (17h) e quintas (11h)
Por Jacqueline Freire – jornalista
20/09/2023 13h59

Com o objetivo de discutir a promover a integração e socialização entre os participantes, estimulando a cooperação e a comunicação, o projeto de extensão O jogo de tabuleiro como ferramenta de socialização e auxílio à aprendizagem convida os estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a participarem de partidas de jogos de tabuleiro modernos.

A ideia é estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, estratégia, tomada de decisões e resolução de problemas; além de proporcionar uma experiência de aprendizagem lúdica e prazerosa, favorecendo o interesse por diferentes temas, como história, ciências, matemática, entre outros.

A professora Marina Saraiva, líder do Laboratório de Pesquisas em Ciências Sociais e Educação (Lapse), conta que as práticas lúdicas constituem um recurso reconhecidamente capaz de conquistar crianças, jovens, adultos e idosos e mediar o processo de ensino-aprendizagem com qualidade. “A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão ou algo exclusivo das e para as crianças. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, estimula a criatividade, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento em qualquer idade”, afirma.

Ela explica que o projeto busca uma articulação os jogos de tabuleiro enquanto atividade de extensão, com o ensino e a pesquisa no sentido de criar um ambiente de observação em torno dessa experiência com a intenção de que os resultados coletados durante o projeto possam ser analisados e interpretados para identificar as contribuições dos jogos de tabuleiro no contexto da socialização e auxílio à aprendizagem e construir projetos de pesquisa e metodologias de aprendizagem com uso de jogo de tabuleiro nas diferentes etapas de ensino.

A professora destaca ainda que algumas evidências apontam para um uso complementar dos jogos em relação à saúde mental dos estudantes, pois indicam que o jogo de tabuleiro podem ser úteis como medidas preventivas para transtornos de depressão, ansiedade e demais doenças relacionadas ao estilo de vida de estudantes do ensino superior.

Para participar, é preciso realizar inscrição no site. Os encontros serão realizados as quartas das 17h às 19h e quintas das 11h às 13h; entre os dias 25 de setembro e 15 de dezembro, na Brinquedoteca do Centro de Educação, no Campus A.C. Simões. Haverá certificado de participação.