Monitor acompanha escola que estudou durante o ensino médio e se emociona

Atuação de Aldyellyson Silva na Bienal permitiu seu reencontro com professor e estudantes de escola estadual

Por Janaina Farias – jornalista / Mitchel Leonardo - fotógrafo
21/08/2023 16h43 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h08

Ele é estudante do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela é estudante do ensino médio da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, situada no bairro do Tabuleiro dos Martins. Apesar de não se conhecerem os dois possuem algo em comum: uma escola e um professor. E nas idas e vindas do destino, quis ele que o monitor Aldyellyson Silva encarasse uma grande responsabilidade na sexta-feira (18), quando recebeu para acompanhar e orientar os estudantes da escola em que concluiu o ensino médio em 2020.

“É uma experiência única e incrível, porque acompanhar eles é como se eu tivesse retribuindo, aquilo que eles me deram, que a educação proporcionou. Me sinto orgulhoso. Entrei nessa escola no oitavo ano, fiz todo meu ensino médio… Aprendi muita coisa lá com os professores, essa escola fez parte minha formação”, relatou o estudante, muito emocionado.

Alguns anos separam a estudante do 3º ano do ensino médio da Escola, Deise Priscila, e o universitário Aldyellyson. Ela, que ainda vive o sonho de ingressar na universidade pública, vê no monitor que foi estudante do mesmo local onde conclui o ensino médio, um exemplo e muita inspiração.

“Ele foi estudante dessa escola e, hoje, ele é monitor, estudante universitário. É uma inspiração! Um exemplo para todos nós. A gente consegue ver que a Bienal traz muitas propostas boas, não só como questão de emprego como também estimulo à leitura, bem como o desenvolvimento para os alunos. E não é à toa que ele é monitor… Amanhã pode ser eu”, contou a estudante que sonha em ser economista.

O professor de Língua Portuguesa, Lucas Anderson dos Santos, que veio acompanhando cerca de 60 alunos, fala muito bem do ex-aluno e lembra que ele era muito educado e aplicado. “Esse estudante, que hoje é um estudante universitário foi um ótimo aluno. Ele sempre foi uma pessoa dedicada, sempre comprometida com seus estudos e fazia parte de um grupo na escola de estudantes que gostavam de estudar, então, estava sempre preocupado em aprender e sempre tirava dúvidas. O resultado é este: hoje, ele está na Universidade Federal de Alagoas”, afirmou o docente.

Ainda de acordo com Lucas, ver Aldyellyson acompanhando os estudantes da Escola na qual ele estudou é a certeza de que a educação é o melhor caminho. “Tem que investir na educação. Foi uma surpresa maravilhosa quando eu o encontrei. Esse reencontro, para mim, é de uma imensa felicidade”, afirmou o professor.