Hospital Universitário lança edital de Residência Médica e Multiprofissional

Vagas são para Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos

Por Isadora Ulisses – estagiária de Relações Públicas com Ascom HU/Ebserh
- Atualizado em
 | nothing

O Hospital Universitário da Ufal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciou o lançamento dos editais para o Exame Nacional de Residência (Enare) na edição 2023/2024.

Este ano, o processo seletivo oferece um total de 5.102 vagas para profissionais de Medicina e outras áreas da saúde, sendo 3.157 vagas na área médica e 1.945 vagas nas modalidades uni e multiprofissional, distribuídas em todo o território nacional.

As inscrições para o Enare 2023/2024 serão no período de 23 de agosto a 14 de setembro.

As provas serão realizadas em todas as capitais e cidades polos em 29 de outubro. A banca organizadora do certame é o Instituto AOCP, e os valores das inscrições são R$ 310,00 para a área médica e R$ 195,00 para as modalidades uni e multiprofissional.

Para o estado de Alagoas, são disponibilizadas 134 oportunidades em instituições localizadas em Maceió e em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos, no interior do estado.

O Enare se destaca por otimizar a seleção de residentes, trazendo benefícios tanto para as instituições quanto para os candidatos. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, enfatizou a importância do Enare como um meio de pesquisa, inovação e melhoria na qualidade do atendimento ao usuário. Ele ressaltou que a ampliação do número de instituições e vagas reflete a confiança que a Ebserh conquistou, demonstrando que suas unidades hospitalares são ambientes propícios para a disseminação do conhecimento.

Segundo Cristiane Carvalho, diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, o sucesso do Enare 2023 reflete a relevância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. Ela destacou que a realização de um único certame em nível nacional traz redução de custos para alunos e instituições, bem como a diminuição da burocracia, permitindo que os candidatos escolham o local mais adequado para sua formação.

Seleção Unificada

O Enare é considerado o principal exame de residência do país e oferece vantagens como custo único, data única para realização das provas e possibilidade de escolha da cidade para cursar a residência. O sistema de classificação é semelhante ao do Enem/Sisu. A primeira edição do exame ocorreu em 2020.

A seleção unificada se destaca por sua abrangência nacional, permitindo que candidatos de todo o país tenham acesso a oportunidades em diferentes regiões. Para mais informações e acompanhamento do processo, os interessados podem acessar o site oficial do Enare.