Estudantes da Ufal podem concorrer a Prêmio de Jornalismo Científico

Iniciativa do Governo de Alagoas também está aberta a profissionais

Por Naísia Xavier - jornalista (Ascom Fapeal)
- Atualizado em

Estão abertas, até 13 de novembro, as inscrições para mais uma edição do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo. A iniciativa vai distribuir até R$90 mil em prêmios. Serão aceitos trabalhos publicados de 1º de janeiro de 2023 a 13 de novembro de 2023.

O Prêmio tem o propósito de incentivar jornalistas e estudantes de Jornalismo a produzirem trabalhos que retratem a importância da ciência, tecnologia e inovação, destacando as experiências relevantes de pesquisadores alagoanos já consolidados e/ou em formação, de maneira a informar e sensibilizar a sociedade em geral sobre o impacto da CT&I na vida quotidiana das pessoas, além de sua relevância social, econômica e política.

As premiações serão distribuídas em 1º, 2º e 3º lugar nas seguintes: categorias: Videorreportagem; Impresso, Portal e Blog; Fotojornalismo; Rádio e Podcast; Reportagem cinematográfica; Estudante; Categoria Especial – Soluções Inovadoras.

Na categoria Estudante poderão concorrer, com até dois trabalhos, incluindo- se aqueles em que sejam coautor, os alunos matriculados nos cursos de Jornalismo das instituições de ensino superior em funcionamento no estado de Alagoas, regularizadas pelo Ministério de Educação. Na inscrição online, o concorrente deverá apresentar declaração de matrícula e frequência, fornecida pela secretaria do curso.

No caso de a matéria inscrita possuir mais de um autor, todos os integrantes da equipe deverão ser identificados no ato da inscrição, mas será conferida apenas uma premiação por colocação e cada categoria e a divisão ficará a critério dos vencedores. Na categoria “Estudante” os prêmios são de R$3 mil, R$2 mil e R$1 mil reais, mais certificado e troféu.

À Comissão Julgadora reserva-se o direito de não conceder, necessariamente, prêmios para todas as colocações previstas nas categorias deste edital, caso considere que os trabalhos concorrentes não alcançaram o nível de qualidade requerido ou não preencheram os requisitos previstos.  Os trabalhos que não tenham ligação com a temática da ciência, tecnologia e inovação serão desclassificados.

Os interessados devem consultar o edital, onde se encontram mais detalhes relevantes e o link para as inscrições.

Incentivo

O Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação e do Sindicato dos Jornalistas.

O Prêmio homenageia um dos ícones da Comunicação no Brasil, o alagoano José Marques de Melo, falecido em 2018. Nascido em Palmeira dos Índios e criado em Santana do Ipanema, foi jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico.

Foi o primeiro doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973) O homenageado escreveu dezenas de livros de jornalismo e comunicação que se tornaram referência para a área; foi idealizador e fundador de instituições e grupos de pesquisa no Brasil e fora dele, servindo de inspiração internacionalmente, além de ter formado cerca de uma centena de outros pesquisadores, entre mestres e doutores, e de ter recebido, aqui e no exterior, diversos prêmios e distinções, entre eles o título de Doutor Honoris Causa pela Ufal.