Química Tecnológica e Industrial conquista conceito máximo do MEC

Coordenador André Mendonça destaca que nota é resultado do trabalho contínuo realizado pela comunidade acadêmica do IQB

Por Thâmara Gonzaga - jornalista
07/08/2023 19h05 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h08
Professor André Mendonça, coordenador do curso, ressalta engajamento da comunidade para conquista da nota máxima

A união de estudantes, docentes, técnicos e gestão garantiu a nota máxima e a renovação de reconhecimento do curso de Química Tecnológica e Industrial, graduação vinculada ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O conceito 5 foi obtido durante avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), em julho deste ano.

“Esse é um resultado do trabalho contínuo realizado pela comunidade acadêmica do IQB e de muito empenho nesta fase avaliativa do curso. Foi um momento de intensa participação e união entre esta coordenação atual, coordenação anterior, docentes, técnicos e discentes para que pudéssemos apresentar todas as nossas qualidades acadêmicas”, comemorou o coordenador do curso, André Gustavo Ribeiro Mendonça.

O momento de avaliação gera expectativa, mas o coordenador ressalta que as comunidades do curso e da Ufal estavam engajadas em fazer o melhor. Por isso, o resultado foi recebido “com muito orgulho e satisfação”. “O envolvimento e a alta dedicação de outros setores da Universidade, a exemplo da Procuradoria Educacional Institucional,Prograd [Pró-reitoria de Graduação] e Biblioteca Central, dentre outros, cooperaram significativamente para este resultado e registramos nossos agradecimentos”, reconheceu.

E continua: “O conceito máximo obtido nesta avaliação certifica o bacharelado em Química Tecnológica e Industrial como curso de referência não apenas para a Ufal, mas também num contexto nacional!”.

Conhecimento, apropriação, organização e entendimento do instrumento de avaliação do MEC foram atitudes importantes, citadas pelo coordenador, para o repasse de informações e evidências necessárias para uma análise consistente realizada pela comissão. A entrega de dados assertivos contribuiu para demonstrar que as políticas e ações acadêmicas do IQB estão de acordo com os indicadores de qualidade recomendados pelo MEC.

“Entendo que todo momento avaliativo é uma excelente oportunidade para rever, reorganizar e implementar melhorias de forma geral. Neste processo de avaliação foi exatamente assim: debatemos e ponderamos alguns pontos que podemos fazer ainda melhor! A excelência, em qualquer nível, alcançada na Ufal sempre representa um ganho institucional e deve ser muito celebrado”, ressaltou.

Mais sobre o curso

O bacharelado em Química Tecnológica e Industrial é o curso de graduação mais recente do IQB, com a primeira turma de ingressantes no período letivo 2011.1. A formação é voltada para atender, principalmente, demandas industriais locais.

O campo de atuação é amplo e diversificado, tanto na indústria química como em instituições de ensino e de pesquisa, empresas ou órgãos governamentais que atuam na área. O curso é presencial, ofertado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

“A elevada qualificação do corpo docente e técnico do IQB, infraestrutura de ensino, bem como nossos consolidados grupos e linhas de pesquisa, possibilitam que os egressos tenham uma formação sólida e ampla para exercerem suas atividades profissionais”, destacou o coordenador.

Processo de avaliação

A avaliação do curso de Química Tecnológica e Industrial foi realizada ao longo de três dias, durante os quais foram feitas reuniões com representantes da Reitoria, da Prograd, da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), do IQB, do curso, além de momentos com discentes, docentes, técnicos, bem como visita aos espaços utilizados pelo curso e serviços prestados.

Os processos de avaliação de cursos da Ufal são acompanhados pela PEI. De acordo com o procurador Deywid Wagner de Melo, os instrumentos de avaliação são constituídos, basicamente, por três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. O curso de Química Tecnológica e Industrial recebeu as maiores notas nas dimensões corpo docente e tutorial e infraestrutura.

“A Química Tecnológica Industrial está de parabéns, em especial, o coordenador do curso, professor André Mendonça, pela preparação da visita, organização da documentação e dedicação ao curso, e também a vice-diretora do IQB, professora Aracelis, que acompanhou a visita de perto ao longo de todo o período, bem como todo o corpo docente e discente do curso pelo empenho e dedicação”, destacou o procurador.

Outros cursos avaliados na Ufal

Os cursos de graduação em Teatro (licenciatura), Pedagogia a distância (licenciatura), Biblioteconomia (bacharelado), Dança (licenciatura) e Relações Públicas (bacharelado), do Campus A.C. Simões, além do curso de História licenciatura do Campus do Sertão também foram avaliados este ano. Todos conquistaram a nota 4, demonstrando resultados bastante positivos e atendendo exigências da avaliação.

A Ufal ainda aguarda a visita do Inep para mais quatro cursos de Maceió e dos campi do interior, além de outros que estão em processo no e-MEC.

“A Ufal vem obtendo resultados de muito sucesso nesses processos de avaliação in loco, bem como nos resultados do Enade nos últimos ciclos pós-pandemia, o que nos deixa bastante felizes e entusiasmados em busca de mais qualidade para nossos cursos e nossa Universidade”, afirmou Deywid Melo.