Campus Sertão recebe curso de formação de pilotos remotos de drones

Professores, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil foram certificados para atuarem tanto de maneira profissional quanto para as atividades de pesquisa com o uso de drones
Por Ascom Ufal
30/08/2023 16h40 - Atualizado em 30/08/2023 às 17h01

O Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, recebeu entre os dias 16 e 18 de agosto, o curso de Formação de Pilotos Remotos de Drones promovido pelo Grupo de Engenharia em Tomada de Decisão e Inteligência Artificial dentro do Programa IA² do MCTI/CNPq (Group of Engineering in Decision-Making and Artificial Intelligence - Gedai).

Uma equipe de 15 pessoas, dentre professores, pesquisadores e demais servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi capacitada e certificada para atuar tanto de maneira profissional quanto para as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo grupo com o uso de drones em diversas áreas. Além disso, também estão aptos para atuar como instrutores.

Esta foi a primeira vez em que todos os integrantes do grupo estiveram, presencialmente, juntos para treinamento referente à pesquisa. Estiveram presentes ainda a professora Jordânia Alves da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); o analista de T.I., Marcelo Todaro, de Santa Catarina; o professor Thyago Nepomuceno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o professor Ciro Figueiredo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Segundo o professor Victor Carvalho, membro do Gedai e docente do Campus Sertão, atualmente o grupo está formando uma rede de colaborações com outros dois grupos que detém a mesma sigla: o Grupo de Empreendedorismo, Decisão, Análise e Inovação na Amazônia (Gedai Amazônia), liderado pelo professor Thiago Poleto da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Grupo de Eficiência, Análise de Dados e Investigação (Gedai.UFPE), liderado pelo professor Thyago Nepomuceno da Universidade Federal de Pernambuco.

“Todos os grupos também estão envolvidos em pesquisas com aplicações de drones especialmente em segurança pública, tendo sido o projeto piloto desenvolvido na UFPA via Chamada Universal do CNPq em 2021. A iniciativa do curso ocorreu por meio de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação fomentado pelo MCTI/CNPq através da Chamada Nº 54/2022 para o programa de Inteligência Artificial e Inovação Aberta – IA²”, explicou o professor Victor.

Dentre as áreas do conhecimento nas quais o grupo atua e se faz possível o uso dos drones, estão, principalmente, a área de segurança pública. “Tendo como proposta original do projeto o desenvolvimento das Ferramentas Inteligentes para Apoio à Segurança Pública no Estado de Alagoas: aplicando Aprendizagem de Máquina e Análise de Dados sobre imagens e vídeos capturados por meio de Veículos Aéreos Não-Tripulados, o grupo pesquisa, também, maneiras de desenvolver, testar, validar e transferir software baseados em IA para auxiliar órgão de segurança na tomada de decisões ajustadas às necessidades locais para a controle e prevenção da criminalidade e violência urbana”, diz.

Porém, há ainda aplicações a nível de mercado em áreas como a agropecuária, a construção civil, redes de distribuição de energia, perícias de diversos tipos, no audiovisual e eventos, etc. “De fato, um dos objetivos de destaque definidos para o projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação no programa IA² é a modelagem de uma startup focada no uso de drones com o apoio de ferramentas de inteligência artificial para diversos fins em Alagoas”, completa.

Negócios com Drones e IA

Como a proposta do projeto em execução pelo Gedai no programa IA² do MCTI/CNPq vai além da pesquisa acadêmica, com o desenvolvimento de negócios de base tecnológica voltados para o desenvolvimento e emprego de inteligência artificial (IA), o grupo passa agora a contar com profissionais capacitados para o uso de drones que além de já possuírem software embarcado com IA ainda irão viabilizar o emprego de outras ferramentas associadas à visão computacional, processamento de imagem e aprendizagem de máquina para finalidades diversas.

Curso de piloto remoto de drone

As aulas do curso foram ministradas pelos instrutores da empresa ITEC Brasil e do Clube do Drone, líderes na região Nordeste em assuntos relacionados à veículos aéreos não-tripulados. Estiveram presentes o coordenador da equipe da ITEC e do Clube do Drone, João Borba, e os instrutores André Ribeiro, Mateus Torres e Juliane Soares.

Participaram do curso os professores Francirley Paz da Silva, Salvatore Verde, Robério José Rogério dos Santos, Marcelo Felisberto de Lima, Agnaldo José dos Santos e Victor Diogho Heuer de Carvalho, todos lotados na sede do campus do Sertão. Também do estado de Alagoas, participaram o professor Madson Bruno da Silva Monte, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac); a advogada e jornalista Nathaly Oliveira de Almeida Correia (pesquisadora do Gedai); o engenheiro Adeilton Jorge Rocha Sobrinho (Campus do Sertão), o técnico Eduardo Lima de Miranda (Campus do Sertão) e o graduando em engenharia de produção do Campus Sertão, Lucas de Oliveira.

Completando a equipe capacitada, o Campus do Sertão recebeu ainda os professores Jordania Louse Silva Alves (Faculdade de Tecnologia – Ufam), Ciro José Jardim Figueiredo (Campus Angicos – Ufersa), Thyago Celso Cavalcante Nepomuceno (Centro de Ciências Exatas e da Natureza – UFPE), e o analista de tecnologia da informação, Marcelo Santa Fé Todaro, também pesquisador do Gedai, atuando na área de análise de requisitos de software, vindo de Santa Catarina.