Proex vai selecionar projetos para programa de fomento a atividades de extensão

Os que forem contemplados pela chamada pública vão receber bolsas estudantis

Por Kariny Marinho - estudante de Relações Públicas
- Atualizado em
 | nothing

Para compor o Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (Profaex), a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas divulga chamada pública para processo seletivo de projetos de extensão com concessão de bolsas estudantis. O coordenador ou a coordenadora deverá registrar a proposta no Módulo de Extensão do Sigaa, vinculando-a ao edital no formato exigido pelo sistema até 25 de julho.

Serão selecionados 85 projetos, que terão apoio com a concessão de uma bolsa para estudante de graduação, no valor de R$ 700,00 mensais. O prazo de vigência das bolsas é de cinco meses, a contar a partir de 7 de agosto até 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado conforme disponibilidade orçamentária.

Os projetos devem estar sob a coordenação geral de docente ou técnico de nível superior e contemplar, pelo menos, um servidor técnico colaborador. Além disso, as propostas devem estar vinculadas a uma das áreas temáticas de extensão definidas pela Política Nacional de Extensão, tal como comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção ou trabalho.

Consideram-se produtos de extensão o resultado de atividades com a finalidade de difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica. Podem ser livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em semana acadêmica, anais, artigos, textos, revistas, manual, cartilhas, jornal, relatórios técnicos, vídeos, filmes, programas de rádio e TV, softwares, CDs, DVDs, partituras, arranjos musicais, patentes, dentre outros.

Artigos, relatos de experiência e resumos expandidos, resultantes dos projetos de extensão e publicados na Revista de Extensão da Ufal, serão considerados produtos de extensão para efeitos do referido edital.

Profaex

O Programa de Fomento a Atividades Extensionistas (Profaex) é uma ação institucional da Proex, que busca fomentar e apoiar ações desenvolvidas em todos os seus campi e respectivas unidades educacionais. O Profaex vai se concretizar a partir da concessão de bolsas estudantis e da seleção e execução de projetos de extensão que incluam atividades extensionistas, preferencialmente, de caráter interinstitucional, interprofissional e interdisciplinar.

Tudo isso, claro, buscando impactar na formação técnica, científica e cultural do discente. Além disso, a ação deve contribuir para a transformação social, de forma a combater as desigualdades e apontar para relações socialmente justas e ambientalmente sustentáveis.