Proex recebe propostas para programação da Semana de Extensão até dia 27

Pró-reitoria convida a comunidade da Ufal para participar desse processo de construção das atividades

Por Ascom Ufal com Richard Cordeiro - estudante de Relações Públicas
- Atualizado em
 | nothing

A Semana de Extensão e Cultura acontecerá entre os dias 19 a 23 de setembro nos campi A.C. Simões, do Sertão – em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema – e Arapiraca, com a temática central Extensão e curricularização: cenários, práticas e proposições. A programação geral da Semana de Extensão e Cultura (Semaexc) está sendo construída e as atividades que vão compor o evento serão realizadas a partir de proposições feitas por membros da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A comunidade acadêmica pode submeter ações, até 27 de julho, em várias modalidades: comunicações orais, oficinas, minicursos, rodas de conversas e exposição de produtos e técnicas (Expotecs).

Os docentes, discentes e técnico-administrativos que desejarem submeter suas propostas deverão encaminhá-las por meio do formulário eletrônico, anexo no edital. O prazo para envio vai até dia 27 de julho e o conteúdo das ações deverá abordar temáticas vinculadas a, pelo menos, uma área temática da extensão: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, comunicação, trabalho, cultura, tecnologia e produção.

Ufal em Santana

A Unidade Educacional Santana do Ipanema do Campus do Sertão da Ufaltambém está com chamada aberta para proposição de minicursos, oficiais e pôsteres para a Semana de Extensão e Cultura, que vai acontecer nos dias 19 e 20 de setembro. A programação conta com uma mesa de abertura na noite do dia 19 sobre o tema Experiências de extensão em instituições de ensino de Santana do Ipanema. Haverá apresentação de pôsteres nos dois dias, além de oficinas e minicursos.

O ciclo de oficinas e minicursos ocorrerá no dia 20 de setembro, de forma exclusivamente presencial. A coordenação do evento avisa que as propostas apresentadas devem ter a ver com atividades extensionistas, ainda que não obrigatoriamente, e que indiquem algum aprendizado que se volte à prática (oficina) ou à discussão de perspectivas de desenvolvimento de extensão (minicurso), mas não precisa ser sobre projeto em andamento.

Estão sendo esperadas propostas de professoras e professores do ensino infantil, fundamental, médio, técnico, tecnológico ou superior, que atuem em Santana do Ipanema. Os interessados devem preencher as informações contidas aqui, que devem ser enviadas até 28 de julho para o e-mail: siextensaoufal@gmail.com.

Chamada de pôsteres

A apresentação de pôsteres está prevista para ocorrer na noite do dia 19 e no dia 20, pela manhã, à tarde e à noite. As propostas de resumos expandidos podem ser apresentadas como pôsteres, desenvolvidas por estudantes de graduação, do ensino fundamental e médio, técnico ou tecnológico, ou com a participação deles, com possibilidade de coautoria de professoras ou professores.

O resumo do pôster deve seguir o modelo definido (clique aqui) e enviado até 31 de julho para o e-mail siextensaoufal@gmail.com. O pôster deve ter, no máximo, quatro autores ou autoras e abordar experiência extensionista, podendo ser submetida como projeto em desenvolvimento, concluída anteriormente ou atividade curricular extensionista (ACE).

Em caso de aprovação, se não tiver material previamente impresso, o pôster pode ser feito no formato A3, sob responsabilidade de custos de quem submeteu, a partir de modelo a ser enviado pela organização do evento, momento em que será informado o horário da apresentação.

Em Santana do Ipanema, o evento tem a organização da Unidade da Ufal em parceria com o campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o campus 2 da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Confira o edital para mais informações.