Pesquisas em alfabetização são tema de simpósio na Ufal, participe

Programação acontece no dia 25 de julho; inscrições gratuitas
Por Jacqueline Freire - jornalista
14/07/2023 14h08 - Atualizado em 14/07/2023 às 14h09

Na terça-feira, 25 de julho, acontece o 1º Simpósio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (Gellite/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento terá como tema central “Pesquisas em Alfabetização”, e será realizado das 8h às 21h nos auditórios do Centro de Educação (Cedu) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Segundo a professora Yana Gomes, organizadora do evento, a ideia é além de apresentar à comunidade acadêmica e científica do Centro de Educação e das comunidades que acompanham o Gellite, os estudos e reflexões sobre alfabetização nas perspectivas teórica, prática, política e as pesquisas desenvolvidas pelo grupo, discutir e refletir sobre as políticas de alfabetização no Brasil em Alagoas com foco na garantia do direito à alfabetização, e sobre as práticas e propostas de alfabetização com base nos resultados das investigações de pesquisadores do Grupo.

"Participarão das atividades pesquisadores e estudantes do Gellite vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro de Educação, estudante do curso de Pedagogia e professores alfabetizadores dos anos iniciais, com o propósito de integrar as ações da universidade com as redes de ensino", explica a professora.

A palestra de abertura será proferida pela professora Adriana Cavalcanti dos Santos com o tema: “Alfabetização: concepções, práticas e a formação do professor alfabetizador”. Ainda no período da manhã acontece a mesa “Políticas de alfabetização no Brasil”, com os professores Jânio Nunes, Érica Galvão e Viviane Pinheiro.

Durante a tarde dois outros temas serão debatidos: “Alfabetização na perspectiva dialógica: teoria e prática”, com os professores Wilton Santos, Silvana Souza e Vivian Lima; e “Alfabetização e letramento (s): teoria e prática, com Yana Gomes, Danillo Feitosa e Elisane Araújo.

A programação se encerra à noite com a palestra “Alfabetização e multiletramentos”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Acre, Nádson Araújo. Veja todas as informações da programação nos cards em anexo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site.