Mais de 700 alunos de escolas participam do 1º aulão do Conexões da Ufal

Foram ao todo oito matérias divididas em seis horas de atividades

Por Ascom Ufal com Arthur Felipe - estudante de Jornalismo
28/07/2023 14h14 - Atualizado em 28/07/2023 às 17h14
Alunos e alunas que vão fazer o Enem lotaram o auditório da Reitoria

O projeto Pré-Enem Comunitário do Programa Conexões de Saberes realizou seu primeiro aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A atividade aconteceu no último domingo (23), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas e reuniu mais de 700 alunos da rede pública de ensino de vários lugares de Alagoas.

O momento de aprendizado teve início às 9h e seguiu até as 15h. O horário extenso foi necessário para ser possível revisar mais de oito disciplinas. O aulão reuniu alunos do cursinho preparatório Conexões de Saberes, alunos de escolas públicas e particulares, além de estudantes do EJA, como é o caso da dona Renata da Silva, de 55 anos.

Dona Renata conta que sempre teve o sonho de se formar e cursar Serviço social e considera que o aulão vai ajudá-la a buscar a aprovação. "Depois de mais de 30 anos fora de sala de aula, eu voltei a estudar e esse aulão vai fazer muita diferença no momento da minha aprovação, estou muito feliz", disse a aluna.

Um dos colaboradores do Pré-Enem comunitário do Programa Conexões de Saberes, Túlio Souza, fala sobre a importância desses momentos preparatórios para os estudantes que farão a prova do Enem. “Estudar tem a ver com a possibilidade de aprender e revisar constantemente as competências adquiridas. No Enem, a capacidade de testar o que os candidatos aprenderam durante suas trajetórias escolares são colocadas em uma prova de múltipla escolha que tem um padrão conhecido”, afirmou o monitor.

E completa: “Por isso, atividades como aulões de revisão são tão importantes no processo de preparação. A partir de revisões das próprias questões de edições anteriores, todos conseguem se familiarizar com o que encararão nos dois dias do exame.”