Geração solar na Ufal recebe reconhecimento de revista científica

O artigo do instituto de Computação foi certificado como indicação dos editores da revista Sensors

Por Lenilda Luna - jornalista
11/07/2023 14h03 - Atualizado em 11/07/2023 às 17h03
Gustavo Melo

A implantação da Usina Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) gerou uma série de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de equipamentos que movimentou os grupos de pesquisa do Instituto de Computação (IC).

Uma das questões sobre as quais os pesquisadores se debruçaram foi avaliar como prever a interrupção na geração de energia, já que a luz solar sobre interrupções mesmo durante o dia, por conta das condições meteorológicas.

Sobre o tema, foi produzido o artigo científico: A Low-Cost IoT System for Real-Time Monitoring of Climatic Variables and Photovoltaic Generation for Smart Grid Application, que foi publicado na revista Sensors, como resultado do mestrado em Informática, do pesquisador Gustavo Melo, em parceria com Igor Torres, Ícaro Araújo e orientação dos professores Davi Bibiano Brito e Erick de Andrade Barboza.

O artigo foi publicado na Revista Sensor e certificado como uma indicação relevante na área. “De forma resumida, a proposta é um sistema computacional para o monitoramento da geração solar fotovoltaica. A minha participação foi justamente a concepção e o desenvolvimento do sistema”, relata Gustavo Melo.

Gustavo informa que o desenvolvimento desse sistema também fez parte do projeto de Eficiência Energética e Minigeração na Ufal. “Eu fui convidado a participar pelo professor Davi Bibiano depois que tive uma boa performance na disciplina de eletrônica ministrada por ele”, conta o pesquisador.

O projeto de Eficiência Energética e Minigeração na Ufal já foi finalizado e a mini usina solar da Ufal já está em funcionamento. “Atualmente estamos incrementando esse sistema e instalando ele no teto da mini usina como parte de um projeto do Centro de Inovação Edge”, informa Gustavo Melo.

Na trajetória acadêmica dos pesquisadores, a participação em projetos de relevância é muito importante. “Durante minha formação acadêmica, a participação em pesquisas desempenhou um papel fundamental. Foi por meio dessas oportunidades que pude aplicar de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, ressalta Gustavo.

Gustavo destaca ainda a possibilidade de aliar teoria e prática. “Participar de pesquisas também me permitiu desenvolver e aprimorar diversas habilidades, como a aplicação de metodologias científicas, a capacidade de avaliar criticamente os dados obtidos e a habilidade de trabalhar de forma colaborativa em equipes”, relaciona.

Há um outro aspecto fundamental para a formação científica: criar uma rede de colaboração. “A participação em pesquisas proporcionou a oportunidade de expandir minha rede de contatos acadêmicos e profissionais. Especialmente no projeto de Eficiência Energética, tive a chance de colaborar com diversos professores, técnicos e alunos de diferentes institutos da Ufal”, finaliza o pesquisador.

Eficiência energética na Ufal

O Grupo de Trabalho Energias foi formado na Ufal em 2016. O professor do Instituto de Computação (IC), André Aquino, foi nomeado para coordenar o grupo, que recebeu a tarefa de analisar e propor medidas para a melhoria da eficiência energética da Ufal.

Em 2017, foi aprovado o projeto da Ufal, em parceria com a Eletrobras Alagoas, apresentado para concorrer ao edital de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto previa um investimento de R$ 133,3 mil na parte de iluminação empregando lâmpadas de LED, R$ 826,54 mil na miniusina solar fotovoltaica e mais de R$ 1 milhão no projeto de pesquisa e desenvolvimento, nas temáticas de eficiência energética e geração distribuída solar fotovoltaica, totalizando R$ 2.125.425,60 de investimentos na Universidade.

Em 2020, os equipamentos para instalação da mini usina solar foram adquiridos pela Equatorial Energia e chegaram ao Campus A.C. Simões. Foram recebidos 376 módulos fotovoltaicos e cinco inversores capazes de gerar 125.000 Watts de potência.O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) envolveu professores das engenharias Civil (Ctec), da Computação (IC) e de Energia (Ceca).

Recentemente, depois de um grande trabalho em parceria, a geração de energia solar no sistema elétrico da Ufal se tornou uma realidade, bastante comemorada pelos pesquisadores da área. “Além da economia de energia, a mini usina solar representa importante laboratório a céu aberto”, comemorou Márcio Cavalcante, coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ufal.