Estudantes recebem prêmio da Sociedade de Engenheiros de Petróleo

Reconhecimento foi conquistado pelas ações voltadas para o desenvolvimento local da indústria de petróleo e gás, aliando conhecimentos técnicos e consciência social

Por Thâmara Gonzaga – jornalista
- Atualizado em
 | nothing

O Capítulo Estudantil formado por estudantes do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal recebeu o prêmio Student Chapter Excellence Award (Prêmio de Excelência do Capítulo Estudantil). A premiação é concedida anualmente pela Society of Petroleum Engineers (SPE – Sociedade de Engenheiros de Petróleo), organização profissional sem fins lucrativos, a 20% dos capítulos estudantis ao redor do mundo. O resultado foi divulgado em junho deste ano.

“É uma enorme satisfação o reconhecimento da SPE Internacional por todo o esforço que imprimimos diariamente. É uma honra estar entre os melhores capítulos do mundo, este prêmio nos inspira a continuar buscando a excelência acadêmica e contribuir de forma significativa para a comunidade estudantil”, comemora o discente do curso de Engenharia de Petróleo e presidente da SPE Ufal, João Vycthor Crisóstomo.

Empreender, motivar, ampliar os focos de interesse e atuação durante o curso universitário são o foco dos capítulos estudantis. João explica que tais organizações são os braços acadêmicos da SPE Brasil dentro das universidades, por meio deles é feita a mediação entre a comunidade universitária e a SPE em níveis nacional e internacional.

Entre as atribuições de um Capítulo Estudantil, cita o discente da Ufal, constam a promoção de eventos acadêmicos, a exemplo de palestras na área de óleo e gás, minicursos, visitas técnicas, bem como ações voltadas para o desenvolvimento pessoal, além de projetos de cunho social como campanhas de doação para ajudar comunidades carentes do estado.

A participação na SPE é voluntária. “O sucesso e o alcance das atividades dependem exclusivamente da motivação e empreendedorismo de seus membros. Por meio das ações, buscamos contribuir para o desenvolvimento local da indústria de petróleo e gás, atuando na formação de profissionais líderes e aptos a aliar conhecimentos técnicos à consciência social”, ressalta o presidente.

E acrescenta: “É nosso dever trazer o mundo profissional para o âmbito universitário, buscando transmitir, por meio de eventos e atividades, conhecimentos que despertem a ampliação técnica, aprofundamento teórico, aquisição de experiências e aumento da nossa esfera de interesses”.

Como se forma um Capítulo Estudantil

Para formar um Capítulo Estudantil é preciso, entre outros requisitos, ter um mínimo de 25 membros estudantes que não sejam concluintes no período de 12 meses e ser de cursos de exatas. Os membros da diretoria devem estar matriculados em um programa de graduação qualificado e ter um membro profissional da SPE no corpo docente que está disposto a servir como conselheiro.

Atualmente, o conselheiro acadêmico da SPE Ufal é o docente Leonardo Oliveira. O professor também comemorou o reconhecimento conquistado pelos discentes do Ctec. “Esse prêmio é o resultado de dedicação deles nas práticas de desenvolvimento de alunos do Centro de Tecnologia e de divulgações de atividades da Ufal em escolas públicas e particulares do estado. É uma premiação de reconhecimento do empenho que coloca a SPE Ufal como um Capítulo de referência no mundo”, destacou.

Oliveira detalha que os membros têm promovido cursos e eventos sobre temas diversos de engenharia com convidados conceituados. “Tentam enfatizar as tecnologias da indústria linkadas à sustentabilidade, principalmente em relação à indústria petrolífera que muitas vezes é enxergada como vilã, mas que tem buscado rotas mais ecoeficientes em seus processos”, relata. Em relação à comunidade externa, o docente pontua que os eventos promovidos pela SPE em escolas públicas e particulares buscam divulgar a Universidade, os cursos do Ctec, tendo em vista estimular novos estudantes a ingressarem na instituição.

A composição atual do Capítulo Estudantil SPE Ufal é formada por João Vycthor Crisóstomo (presidente), Nícolas Oliveira (vice-presidente), Jamerson Omena (secretário), Raíssa Cavalcante (tesoureira), Lara Borne (diretora acadêmica), Lucas Veras (diretor de Marketing e Comunicação), Mateus Silva (assessor de marketing e comunicação), Rebeca Ferreira (assessora de marketing e momunicação), Douglas Albuquerque (diretor de eventos) e o professor Leonardo Oliveira (conselheiro acadêmico).

Critérios para receber a premiação

Para poder concorrer ao prêmio, é preciso se inscrever e enviar documentos que comprovem as ações promovidas pelo Capítulo. “A elegibilidade é feita através do relatório anual enviado à SPE International, que trata das atividades realizadas pelo Capítulo no último ano. Além disso, os parâmetros de renovação e cadastros de membros e informações sobre a gestão organizacional do grupo também são fatores importantes”, informa João.

Ainda de acordo com o presidente do SPE Ufal, para receber o prêmio Student Chapter Excellence Award é preciso se destacar em uma série de requisitos. A premiação busca avaliar, em pesos distintos, a divulgação técnica, desenvolvimento profissional, engajamento, retenção e aumento de membros, além do envolvimento com a comunidade, operações e planejamento das atividades”, conclui.