Ufal conquista 1º lugar feminino e 2º masculino no Futsal Universitário

Os jogos aconteceram no Campus de São Cristóvão (UFS) entre os dias 8 e 11 de junho

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

As equipes de futebol de salão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) retornaram dos Jogos das Universidades Federais (JUFs 2023) com dois troféus muito comemorados. Os jogos aconteceram entre os dias 8 e 11 de junho, no Campus de São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Cerca de 200 pessoas, entre atletas e comissão técnica, movimentaram o Ginásio Poliesportivo durante os quatro dias de competição.

O JUFs contou com a participação de quatro Universidades Federais, dentre elas os anfitriões da UFS, a Ufal, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba). As equipes da Ufal conquistaram o 1° lugar feminino e 2° lugar no masculino. “Foi a terceira participação do Futsal da Ufal nos jogos e garantimos ótimos resultados”, comemorou Carlos Calixto, gerente da Pró-reitoria Estudantil.

Em 2018, quando participou do JUFs, a equipe feminina chegou a final da competição, enfrentando a equipe da UFC, sendo derrotada na ocasião e ficando com a segunda colocação. Neste ano, a equipe chegou novamente a final contra a mesma equipe e se consagrou campeã ao vencer as cearenses pelo placar de 2x1, com gols das atletas Nathália Vitória e Julita Bittencourt. Já a equipe masculina conseguiu chegar a final da competição enfrentando a equipe da UFC (Ceará).

A comissão técnica do feminino é composta pelo técnico, Leandro Tavares, e por sua auxiliar técnica, Amanda Melo. Já a do Futsal masculino é comandada pelo técnico Alexandre César e seu auxiliar técnico, Gabriel Lagos. O resultado final das equipes foi uma coroação ao trabalho dos atletas e das comissões técnicas.

O time feminino da Ufal apresenta uma constância de treinamento em sequência desde 2014, com o professor Leandro Tavares. Porém, entre os intervalos de férias e com a pandemia de Covid-19, houve uma interrupção nos treinos. “Para o JUFs, o treinamento ocorreu somente dois meses antes da competição, com dois encontros por semana, e contou com um grupo mesclado entre atletas veteranas, que inclusive participaram do JUBs 2022, e atletas novas que nunca jogaram competições pela Ufal”, informa Leandro Tavares.

Já o time masculino começou o treinamento um mês e meio antes da competição com o professor Alexandre César. A equipe também era formada por um grupo mesclado entre atletas veteranos e experientes e novos atletas. Os principais jogadores dos times são os capitães, Marisa Alves, no feminino, e Rudny Estevo, no time masculino. Ambos lideraram os times até as finais do JUFs 2023.

O ânimo dos atletas e das comissões foi renovado com a participação do JUFs 2023. “Devido ao pouco tempo de preparo, foi perceptiva a força e potência do futsal da Ufal. Ambas as equipes chegaram às finais e fizeram grandes duelos em todos os jogos, sendo sempre elogiados pelas equipes adversárias ao fim das partidas, e muito elogiados pela organização do evento, pela disciplina e conduta nos jogos. A ideia é dar continuidade ao trabalho e fazer o Futsal e Futebol da Ufal ainda mais fortes para as próximas competições. destacamos a contribuição do Projeto FUT Rendimento Universitário, coordenado pelo professor Eriberto Lessa ”, ressalta Pedro Balakian Júnior, gerente de Esporte da Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Quem quiser ser atleta da UFAL pode se juntar às equipes procurando as comissões técnicas, nos dias de treinamentos, ou entrando em contato pelas redes sociais dos times. O time feminino pelo Instagram @teamufal e o time masculino pelo Instagram @selecaoufaldefutebol. Os treinamentos do time feminino ocorrem às segundas-feiras, às 18h, no Ginásio Poliesportivo da Ufal, e às quartas-feiras, às 17h, no estádio.