Programa de Apoio às Escolas Públicas celebra tradição junina

Atividade teve o objetivo de valorizar a cultura entre os adolescentes do projeto

Por Ascom Ufal
21/06/2023 15h14 - Atualizado em 02/05/2024 às 18h08

O Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado (Paespe), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou no último sábado (17), um evento de resgate e valorização da cultura e tradição junina. A atividade foi direcionada aos participantes do projeto, e contou com uma programação diversa, além de um cardápio variado de comidas típicas, incluindo opções veganas.

O evento aconteceu no Centro de Tecnologia (Ctec) e contou com a mobilização de professores e universitários que contribuíram financeiramente, além do engajamento e a dedicação dos voluntários, especialmente os instrutores do Programa.

A tradição nordestina com fogueiras, brincadeiras, danças e comidas derivadas do milho é sempre aquecida no mês de junho e, para Lilian Rebeca, mestranda em educação e voluntária do Programa, enaltecer a cultura com os alunos é de extrema importância:

"Um evento como esse é muito importante para os estudantes que estão saindo da adolescência para que eles conheçam um pouco de cultura empírica, que é passada entre as gerações. É necessário valorizar nossa cultura, principalmente, porque somos nordestinos", conta.

Além do evento valorizar a cultura junina, pôde gerar uma integração entre os instrutores e os universitários que ministram as aulas. "Eles são estudantes que estão passando por um momento delicado que é o de saída do ensino médio à graduação. Quando se tem uma oportunidade de se descontrair com pessoas mais maduras que já estão vivendo a graduação, isso pode ser produtivo para eles", conclui Lilian.

Layanne da Silva é graduanda em Administração e instrutora do Programa que contribuiu na organização do evento, segundo ela, tudo foi pensado para abranger todos os estudantes. "A ideia era fornecer comidas típicas que muitos de nossos alunos poderiam não ter acesso em casa. Também temos alguns voluntários veganos, sendo assim, tivemos que incluir comida vegana no cardápio", diz.

Toda decoração do evento foi idealizada pelos voluntários, um trabalho em equipe que vem da satisfação em ver a alegria dos alunos. "Foi um belo exercício para se trabalhar em equipe. Tivemos que saber lidar com o espaço em pouco tempo para decorar", relata a instrutora e complementa "os alunos amaram e aproveitaram muito, saíram cheios de brindes e felizes com a manhã diferente que tiveram. O foco foi oferecer o melhor para eles", finaliza.

Além de muito forró, correio elegante e quadrilha improvisada, os estudantes das turmas Paespe e Paespe Jr puderam participar de diversas gincanas no hall do Ctec produzidas pelos grupos voluntários, como: pescaria na bacia, ovo na colher, corrida no saco, pontaria, rabo no burro e várias outras atividades que davam brindes para os ganhadores.

O Programa

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) é uma atividade de Extensão Universitária. No ano de 2019 recebeu a certificação em Tecnologia Social, pela Fundação Banco do Brasil e, em 2020, recebeu o certificado internacional de Serviço de Aprendizagem Solidária, pelo Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario (Clayss), da Argentina.

O Paespe tem como objetivo suprir a carência de ensino dos alunos oriundos da rede pública estadual de Alagoas e desenvolve atividades de forma presencial no Centro de Tecnologia da Ufal, em Maceió.