Estudante de Jornalismo da Ufal disputa vaga para cobrir a Copa Feminina de Futebol

Thaís Florino já passou pelas primeiras etapas, agora é com a força da torcida
Por Lenilda Luna - jornalista
15/06/2023 13h54 - Atualizado em 15/06/2023 às 13h57

A estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Thaís Florino, é finalista na segunda edição do reality Microfone Aberto, promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão (Band) e pelo aplicativo de vídeos Kwai. Na última terça-feira (13), foi anunciado o resultado da primeira etapa. Thais venceu a fase de apresentação de vídeo, que contou com cerca de 600 mil inscritos (!), e foi selecionada, pela produção do Jogo Aberto, entre oito participantes que seguem na disputa.

Agora acontece a segunda fase onde os participantes vão produzir vídeos com análises sobre o futebol feminino e a seleção brasileira. Essa fase assume o mesmo formato de campeonato de futebol e é considerada como quartas de final, ou seja, quatro confrontos entre os oito competidores. Os quatro participantes que chegarem na semifinal vão criar uma reportagem em vídeo entrevistando fãs do esporte pelas ruas. Todas as etapas podem ser acompanhadas pela hashtag #MicrofoneAbertoNoKwai

Na grande final, os finalistas vão ter que demonstrar conhecimento sobre a Seleção Feminina e o futebol feminino, num confronto de perguntas e respostas. O público também participa de cada etapa, em votação anunciada na página especial do reality no Kwai. O resultado final será revelado no dia 14 de julho, ao vivo, durante o programa Jogo Aberto. Quem vencer, será repórter dos canais digitais do programa esportivo Jogo Aberto, apresentado por Renata Fan e o ex-jogador Denílson.

Depois da grande façanha de ficar entre os finalistas, numa seleção que superou quase meio milhão de concorrentes, Thaís está sonhando em fazer a cobertura da Seleção Brasileira de Futebol Feminino durante o campeonato mundial diretamente dos estúdios da Band. “Eu fiquei sabendo do reality por um amigo, o Eric. Ele me enviou o link para eu me inscrever e confesso que fiquei bem receosa de participar porque pra mim era impossível eu ser notada. Quando vi que eles me selecionaram, fiquei completamente maluca. Foi um misto de emoção, chorei pulei, gritei, já é uma honra estar entre os oito”, comemora a estudante.

Thais tem 21 anos e é fã de futebol desde criança. “O meu gosto pelo jornalismo começou por conta do amor que eu sentia pelo Palmeiras. Desde muito nova eu acompanhava os jogos junto com meu pai. O futebol me ajudou a superar a timidez, até me considero hoje uma pessoa ambivertida. Então, decidi trabalhar com algo que me desse prazer e juntei o amor pelo futebol com a comunicação e caí no curso de Jornalismo, onde me sinto muito realizada, o curso foi feito pra mim”, conta a estudante.

Nesta sexta-feira (16), já tem o primeiro confronto que começa com Thaís e outro competidor produzindo vídeos analisando a atual situação da seleção brasileira de futebol feminino. É uma fase eliminatória, o conhecido mata-mata do futebol, e ela está contando com o apoio da comunidade Ufal para prosseguir na disputa pela vaga. “Ainda tem poucas mulheres jornalistas que são comentaristas de futebol. É um universo muito masculino, mas estamos conquistando espaços dentro e fora de campo. Quero ser uma destas desbravadoras. Quero minha torcida comigo ”, convoca Thaís.

Assista ao vídeo da Thaís aqui. Veja o programa em que Thais foi anunciada finalista.