Ufal abre as portas para mais de 1.500 estudantes do ensino médio

Palestras, visitas guiadas e diálogo com professores e acadêmicos marcaram o primeiro dia do projeto
Por Diana Monteiro e Lenilda Luna – jornalistas / Fotos - Renner Boldrino
31/05/2023 16h32 - Atualizado em 31/05/2023 às 19h20

Conhecimento, estreitamento de laços, “romper muros”, foram as principais declarações de estudantes e professores participantes das atividades do primeiro dia do projeto Ufal de Portas Abertas, liderado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas e realizado nesta quarta-feira (31). Em Maceió, foram inscritos 2.345 estudantes, de 47 escolas. Em Penedo, três escolas participaram da visita, com 243 alunos.

A programação começou com a recepção no auditório da Reitoria, onde o pró-reitor, Amauri Barros, e o diretor do Centro de Educação, Eraldo Ferraz, fizeram um breve histórico da Ufal. “A Ufal oferece uma ótima estrutura, ensino de qualidade, referência em pesquisas com reconhecimento da comunidade científica. Garantimos o compromisso com a formação acadêmica dos nossos estudantes. Venham viver a Ufal”, convidou Amauri.

Logo em seguida, os estudantes acompanharam uma apresentação geral da Universidade e de seus 103 cursos de graduação, além de seus espaços universitários. Eles também conheceram a equipe de gestão, que destacou a qualidade dos cursos por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), onde numa escala de 1 a 5, a Ufal atingiu a nota 4.

E ainda tiveram mais atividades, como as possibilidades de bolsas direcionadas à graduação, programas institucionais em andamento e oportunidades existentes na Ufal para formação, qualificação e crescimento pessoal, que também foram tópicos abordados e que trouxeram aos participantes um conhecimento mais amplo sobre a instituição.

A Ufal pelo olhar dos futuros estudantes e dos atuais

Para além de índices acadêmicos, são relações construídas e histórias de vida. A estudante de Direito, Maria Fernanda Barbosa Santana, estava emocionada ao recepcionar os visitantes. “Em 2019, eu estive na Ufal, participando do último Ufal de Portas Abertas realizado antes da pandemia. Aquele dia, eu decidi que estudaria Direito aqui. Hoje estou como representante do DCE colaborando para que outros estudantes tomem essa decisão”, relatou a universitária.

Entre os estudantes de ensino médio, muitos demonstraram ainda dúvidas sobre como prosseguir os estudos. Sofia Aguida, do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Doutora Eunice de Lemos Campos, no Benedito Bentes, vai fazer o Enem esse ano, para Psicologia. “Já conhecia o campus, mas essa visita é bem mais esclarecedora. Estou com o curso definido, mas ainda com muitas interrogações sobre os passos necessários”, disse ela.

A colega de sala, Jennifer Cardoso, estava ainda mais indecisa. “Ainda estou procurando qual o curso que pretendo fazer. Tenho várias ideias e quero saber onde vou me encaixar, para fazer realmente alguma atividade profissional que eu goste, que me faça sentir feliz. Eu não conhecia a Ufal e acredito que esse dia vai ser realmente importante para a minha escolha”, revelou.

Para alguns professores das escolas, visitar a Ufal é como voltar para um lugar muito familiar. É o caso do coordenador pedagógico do Colégio Santa Amélia, Luís Alberto. “Fiz o curso de Administração nesta Universidade, depois fiz especialização e o mestrado em Educação. Desde 2005, faço parte da comunidade universitária e estou sempre voltando para cá”, declarou o professor.

Em consonância com a finalidade do projeto, o de fazer a interação entre os dois níveis de ensino, médio e superior, a positividade da iniciativa da Ufal foi destacada por alunos da Escola Estadual Djalma Santos, localizada no município de Coruripe, a 80 quilômetros de Maceió.

“É uma excelente oportunidade que a Ufal nos dá para conhecermos a estrutura do Campus A.C. Simões nos dando a oportunidade de informações de seu funcionamento, assim como visitas a vários espaços universitários. E o conhecimento sobre cursos de graduação é de muita importância, até para a nossa escolha, como futuros estudantes universitários”, afirmaram Ana Estela de Castro, Mateus Ribeiro e Jhonny Santos.

A professora Michelle Félix, que liderou a caravana da Escola, reiterou a fala dos estudantes: “Essa aproximação entre estudantes e a Ufal, significa o rompimento de muros, no que consiste aos seus pilares: ensino, pesquisa e extensão para estabelecer essa relação entre os níveis de educação.”

Estímulo

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) foi representado no evento pela secretária-geral, Fernanda Barbosa e pelo coordenador de mobilização política, Gabriel Flores que aproveitaram o momento para discorrer um pouco sobre suas experiências na Ufal.

“A Ufal é uma comunidade também de edificação acadêmica. É grande e ampla e, nela, cabem todos vocês. Há quatro anos eu estava aí sentada, como vocês estão, participando desse projeto. A Ufal amplifica o ser humano e são muitas as oportunidades de qualificação, crescimento pessoal e profissional”, enfatizou Fernanda.

Gabriel reforçou: “A Ufal é a minha casa e estamos também para construí-la e construir a nossa vida. É importante aproveitar as oportunidades que se abrem cada vez mais que a gente se permite. A Ufal muda vidas e mudou muito a minha”, disse o jovem.

Iniciativa de sucesso

O grande número de inscritos surpreendeu a equipe da Prograd, demonstrando o interesse do público-alvo pela Ufal. “A adesão ao projeto Ufal de Portas Abertas, retomado este ano, surpreendeu e pelo número de escolas inscritas, sem dúvida, haverá a necessidade de ampliá-lo ainda mais. É importante para estudantes do nível médio conhecerem a instituição, o que ela oferta à sociedade alagoana, estreitando seus laços, por meio da educação”, disse a Técnica em Assuntos Educacionais da Prograd, Márcia Oliveira, que integra a equipe de apoio ao Projeto.

A programação continua na quinta-feira (1º), no período da tarde, com mais 37 escolas visitantes, totalizando 1.685 alunos inscritos. Também haverá visita ao Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), com cinco escolas inscritas, trazendo 190 estudantes. Os convidados vão conhecer as instalações como Restaurante Universitário, salas de aula, complexo esportivo, bibliotecas e todos os equipamentos que a Ufal oferece para os estudantes.