Solenidade de colação de grau social foi marcada pela emoção

Foi a primeira cerimônia realizada após o período de distanciamento imposto pela pandemia da covid-19
Por Lenilda Luna - jornalista, Jônatas Medeiros - fotógrafo
05/05/2023 14h52

Após um período que parece muito longo, voltamos a ver as flores enfeitando a reitoria, os fotógrafos preparando os equipamentos e as famílias chegando orgulhosas, acompanhando estudantes com as vestes talares nas cores de cada profissão que escolheram e batalharam para alcançar a qualificação necessária para exercê-la. Nesta quinta-feira (4), foi realizada mais uma colação de grau social. A primeira depois do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19.

A colação de grau é sempre um momento de emoção porque marca o encerramento de uma fase importante na vida desses estudantes. Um momento de celebração junto com familiares, amigos e colegas. Este marco foi ressaltado pelo reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, que presidiu a cerimônia. “Vivemos momentos de angústia, causada pela suspensão das aulas na pandemia e pela incerteza sobre as condições em que poderíamos retornar às salas de aula, mas estamos aqui para celebrar a formatura, a vida e o convívio com amigos e familiares”, declarou o reitor.

Durante a colação, os formandos são reconhecidos e homenageados pela sua dedicação e esforço em completar o curso. Eles têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e agradecer a todos que os ajudaram a alcançar essa conquista. Foi assim para Rebeca Régia, que concluiu o curso de Serviço Social “ É um momento importante, porque estou fechando um ciclo que foi muito difícil por causa do período pandêmico. Trouxe minha mãe e minhas filhas que foram minhas companheiras durante todo esse percurso”, celebrou a formanda.

Trinta e sete alunos participaram da solenidade, sendo 17 do curso de Matemática e 20 de outras graduações. A Colação Social é realizada na Ufal desde 2016, após ter sido aprovada pelo Conselho Universitário com o objetivo de garantir que estudantes que não têm condição financeira para participar dos grandes eventos de formatura, possam ter uma cerimônia, com decoração, música e todos os ritos, garantida pela Universidade.

O Consuni reconheceu a necessidade de toda a comunidade universitária ter o direito a cerimônia de colação de grau por ser um rito relevante socialmente, que reforça o sentimento de pertencimento dos formandos à instituição, além de ser um momento de agradecimento e de reflexão sobre o futuro. “Eu esperei muito por esse dia. Concluí o curso em 2020 e só agora pude viver essa celebração. Estou feliz, queria tudo isso, a beca, o juramento, o diploma e o álbum de formatura”, comemorou Alexandra Frederico, formanda em Pedagogia.