Projeto de Teatro da Ufal remonta peça de Bertolt Brecht O Acordo

Peça será encenada nesta quinta (4) às 16h30 no Ichca
Por Ascom Ufal
03/05/2023 17h21 - Atualizado em 04/05/2023 às 17h36

Nesta quinta-feira, 4 de maio, o projeto de extensão Igreja Dialética Brechtiana, aprovado pelo edital Vivências Artísticas, da Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Proest/Ufal), apresenta a peça O Acordo, de Bertolt Brecht. O evento é gratuito e acontece às 16h30, no Laboratório Cênico do Ichca (Bloco FiloArtes), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Coordenado pelo professor de Teatro Marcelo Gianini, o projeto tem a colaboração do professor Ivanildo Piccoli, e retoma a pesquisa sobre Teatro Político e Pedagogia, iniciada em 2019, no (extinto) Corpo Cênico da Ufal, remontando O Acordo, de Bertolt Brecht.

Em O Acordo, o dramaturgo alemão retoma de forma crítica outro texto seu, O Voo sobre o Oceano, porém modificando o final da fábula: e se o referido voo não tivesse sido um sucesso, ou seja, tivesse acabado em desastre? A partir desta nova perspectiva, Brecht lança a questão: o ser humano ajuda o ser humano?

Adaptação de A Peça Didática de Baden Baden Sobre o Acordo, a presente montagem realiza uma leitura dramatizada do texto de Brecht como parte de uma missa inspirada no ritual católico. As cenas dramatizadas, as canções, as coreografias e as projeções áudio visuais são a liturgia desta Igreja, que tem o objetivo de instigar a reflexão dialética através da estética teatral.

O espetáculo é recomendado para maiores de 18 anos. 

Ficha Técnica:

Produção: Igreja Dialética Brechtiana

Adaptação do texto original de Bertolt Brecht 

Elenco: Aryelli Evely, Beatriz dos Santos, Diego Oliveira, Emily Valentim, Francisco Neves, Lexas S. Dussivan, Lidiane Amorim, Marcelo Gianini e Ricardo Neves.

Direção cênica e dramaturgia: Marcelo Gianini

Assistência de direção e preparação corporal: Franciele Beserra 

Músicas: Bertolt Brecht e Kurt Weill (versões para o português de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia) e dos irmãos Ferreira (Homero, Glauco e Ivan)

Acompanhamento musical e gravação: Pedro Pé Braga

Colaboração na montagem: Ivanildo Piccoli

Coreografias: Corpo Cênico da Ufal (2018/2019) e Igreja Dialética Brechtiana 

Produção áudiovisual (seleção e edição): Francisco Neves e Evandro J. 

Guarda Roupa: Ivanildo Piccoli 

Estagiárias: Emily Valentim e Franciele Beserra 

Grupo de Pesquisa Brincantuar: Artífices Cênicos (CNPQ/Ufal)

 Apoio: Proest, Proex e Curso de Teatro Licenciatura da Ufal