Proest inscreve estudantes indígenas e quilombolas em Bolsa Permanência

Prazo para inscrições vai de 3 a 30 de junho
Por Danielly Lima – estagiária de Relações Públicas
26/05/2023 15h55 - Atualizado em 29/05/2023 às 10h52

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou o edital nº 03/2023, destinado aos estudantes indígenas e quilombolas que estejam devidamente matriculados em cursos de graduação, para seleção das bolsas Permanência do MEC.

Os interessados podem se inscrever no período de 3 a 30 de junho. Já o envio da documentação por e-mail deve ser realizado até o dia 1° de julho. O coordenador da Política de Assistência Estudantil, Alex Renner, salienta a importância de os candidatos observarem a necessidade de cumprir todas as etapas descritas no edital. "É importante salientar que os interessados na bolsa precisam incluir a documentação no sistema e encaminhar para o e-mail de sua unidade educacional, conforme consta no edital", reforça.

O cadastro para adesão do auxílio deve ser feito por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência. Na página, o candidato deve preencher os campos com as informações sobre o seu perfil socioeconômico e acadêmico; e também anexar o formulário de autodeclaração do candidato; a declaração da comunidade do candidato e o termo de compromisso do bolsista, todos disponíveis no próprio edital. Além disso, devem enviar a declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou da Fundação Cultural Palmares, juntamente com um comprovante de residência.

Assistência Estudantil

O Programa de Bolsa Permanência do MEC é uma política pública de ação afirmativa voltada à concessão de auxílio financeiro aos estudantes quilombolas e indígenas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que estão matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Após reajuste realizado pelo Governo Federal no começo deste ano, a bolsa passou a ter o valor de R$ 1.400,00.

Confira mais informações no edital