Enactus discute inclusão no mercado de trabalho e empreendedorismo

Entre os dias 26 e 27 de maio serão realizados dois eventos virtuais gratuitos com emissão de certificado
Por Ascom Ufal com Enactus
25/05/2023 16h07 - Atualizado em 26/05/2023 às 14h21

Inclusão no mercado de trabalho e empreendedorismo feminino. Esses são os dois temas dos dois webinários promovidos pela Enactus Ufal, uma organização sem fins lucrativos formada por estudantes da Universidade Federal de Alagoas em Maceió. Os dois eventos são gratuitos e vão ocorrer nos dias 26 e 27 de maio de forma on-line. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no link.

Os webinários estão sendo realizados em comemoração aos aniversários de dois projetos da Enactus Ufal, o Cromo Somos e a Eleva. O primeiro atua para capacitar e inserir pessoas com Síndrome de Down e deficiências intelectuais no mercado de trabalho. Já a Eleva capacita mulheres que já são empreendedoras ou querem começar a empreender a usarem as mídias sociais digitais para alavancar seus negócios.

De acordo com a diretora de comunicação da Enactus Ufal, Natalia Bonfim, os webinarários são voltados a pessoas que tenham interesse em inclusão no mercado de trabalho e empreendedorismo, além de pessoas com deficiência (PcD) ou que convivem com elas, mulheres que já empreendem ou querem aprender sobre empreendedorismo e como utilizar as mídias sociais digitais para seus negócios. Além de aprender mais sobre os temas, os participantes dos eventos vão saber mais sobre a atuação dos projetos Cromo Somos e Eleva.

“Teremos participações muito legais. No Cromo, temos convidados com histórias maravilhosas. Vamos trazer dados e estatísticas, relatos sobre leis e políticas de inclusão no mercado de trabalho. Na Eleva, vamos abordar sobre empreendedorismo feminino, com convidadas que atuam na área e podem dar dicas, falar a respeito de vivências relacionadas ao tema, desafios. Tudo vai agregar às pessoas que vão assistir aos webinares”, explica Natalia Bonfim.

Promovido para comemorar o aniversário de cinco anos do projeto Cromo Somos, o webinário Inclusão no mercado de trabalho será realizado na próxima sexta-feira, 26 de maio, às 19h, e vai trazer seis convidados com experiência na área. Um deles é o ativista social, influenciador e empreendedor Cláudio Aleoni Arruda. Ele, que tem Síndrome de Down, ainda é cavaleiro, coautor do livro Mude seu falar que mudo meu ouvir e foi um dos 12 mil brasileiros que conduziram a Tocha Olímpica em 2016. Outros dois convidados são a escritora e jurista especializada em Direitos para pessoas com deficiência, Priscilla Machado, e o músico e criador digital autista, Lucas Sampaio.

Já o seminário virtual Empreendedorismo feminino: o uso das mídias sociais será realizado no próximo sábado, 27 de maio, às 18h, em comemoração ao primeiro aniversário do projeto Eleva. Com convidadas mulheres que são empreendedoras, o evento vai ter a participação da dona de casa e mãe, formada em administração em marketing, Joyce Nobre; da estudante universitária Amy Ruffino; da trancista, fotógrafa e social media, Taís Marino; da artista visual Vinn Amara.

Os dois eventos serão transmitidos on-line, e os participantes receberão certificado de duas horas.

25 anos da Enactus Brasil

Os eventos também integram uma programação da Enactus Ufal para comemorar os 25 anos da rede Enactus no Brasil. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos voltada à ação empreendedora. Nela, estudantes universitários de mais de 33 países são motivados a promover inovação em negócios e a estar sempre em movimento para aprender sobre empreendedorismo social e aplicá-lo nos projetos de impacto social em comunidades pelo mundo.

O nome Enactus é a junção de partes de três palavras em inglês: Entrepreneurial, Action e Us, cuja tradução livre é empreendedorismo, ação e nós. No Brasil, a rede Enactus se faz presente em 127 universidades de 24 estados e possui cerca de 185 projetos ativos e mais de 3 mil estudantes universitários envolvidos.

Desses projetos, vários ganharam destaque dentro da rede Enactus. Um deles é o Amana Katu, criado pelo time Enactus da Universidade Federal do Pará. O Amana Katu é um negócio social que busca solucionar a falta de água potável na região amazônica por meio de sistemas de filtragem de água da chuva de baixo custo. O sistema instalado nas casas dos ribeirinhos usa tubulação, tonéis de plástico e filtros para captar 240 litros de água das chuvas e filtrá-la por meio de quatro barreiras de tratamento sanitário.

Para conhecer mais sobre a Enactus Ufal e a Enactus Brasil, é só acessar os perfis @enactusufal e @enactusbrasil no Instagram.