Comemorações dos 25 anos de EaD na Ufal continuam esta semana

Mesa-redonda desta quinta-feira (18) relembra a história, a formação e as perspectivas para a Cied
Por Ascom Ufal
16/05/2023 14h44

Nesta quinta-feira, 18 de maio, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (Cied/Ufal) dá continuidade às atividades comemorativas dos 25 anos da EaD na instituição. Desta vez o evento será uma mesa-redonda com a presença da professora Suzana dos Santos Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes, como também da professora Elza Silva, do Centro de Educação e da professora Natallya Levino, da Cied, que mediará a atividade.

A mesa-redonda 25 anos de EaD na Ufal: história, formação e perspectivas acontece como uma das atividades acadêmicas do 10º Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal), promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Cedu.

O professor Fernando Pimentel, coordenador geral da Cied, ressalta que “neste ano de 2023 estamos realizando várias atividades alusivas aos 25 anos de EaD na Ufal. Já tivemos o acolhimento de novos alunos, com os coordenadores de novos polos, e agora essa mesa-redonda, que será um marco nas comemorações”.

A professora Suzana dos Santos Gomes, responsável por gerir o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) vem à Maceió pela primeira vez nessa função que assume no Governo Federal, reafirmando a parceria da Ufal com a UAB desde sua criação e apresentando as perspectivas para o futuro. Já a professora Elza Silva, presente desde o início da oferta de EaD pela Ufal em 1988, apresenta a dimensão histórica, refletindo sobre os avanços e as limitações dessa trajetória.

“Realizar essa mesa-redonda entre as atividades do 10º Epeal, é também o reconhecimento deste importante programa de pós-graduação, inclusive por uma de suas linhas de pesquisa atuar diretamente com a formação especializada de profissionais que atuam na gestão e no fazer pedagógico de professores e tutores.

A Cied já foi gerida por diversos docentes do PPGE, como a professora Anamelea Pinto (in memorian), a professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa, o professor Luís Paulo Mercado, a professora Maria Aparecida Pereira Viana, e por mim, que estou novamente na Cied”, relembra Pimentel, ao destacar o significado do evento.