Aulão Internacional debate regulação da comunicação digital na Europa

Evento será transmitido pelo Youtube, nesta quinta (18), às 18h
Por Ascom Ufal
15/05/2023 16h30 - Atualizado em 18/05/2023 às 14h14

Nesta quinta-feira, dia 18 de maio, às 18h, acontece o Aulão Internacional – A Europa e a Regulação da Comunicação Digital em tempos de Inteligência Artificial, promovido pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA); e pelo curso de graduação em Relações Públicas, todos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Apresentado como mais uma edição dos Seminários de Internacionalização da Asi/Ufal, o webinário é destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral, e será apresentado no canal Diálogos Curso de RP da Ufal no Youtube.

Com a participação do professor Ricardo Carniel Bugs, da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB/Espanha), o aulão é um dos produtos do Fórum de Direito e Políticas de Comunicação, surgido em 2017 na Unidade Educacional Penedo da Ufal (Campus Arapiraca), dentro do marco da pesquisa Audiovisual Universitário, do Observatorio Iberoamericano de la Comunicación (OIC) da Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (Catalunha-Espanha). Integrante do Programa Sistema de Comunicação Universitário da Ufal, esse Fórum dedica-se ao estudo do Direito da Comunicação, assim como ao fomento de Políticas de Comunicação; defesa da liberdade de expressão e pensamento; e ao acesso à informação democratizada, comunicação, arte e cultura.

Em cada semestre letivo, o aulão Internacional envolve em sua organização, estudantes de diversas disciplinas dos cursos de graduação em Relações Públicas e em Jornalismo, tais como “Direito da Comunicação”, “Relações Públicas Internacionais” e “Comunicação, Sociedade e Desenvolvimento”. O evento conta ainda com a participação de outras unidades acadêmicas da Ufal, como a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA); a Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca; a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp); e a Faculdade de Serviço Social (FSSO), por meio do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Organizativos da Sociedade.

O evento, que tem a coordenação do professor Mac-Dawison Buarque Lins Costa, coordenador de projetos internacionais da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), conta ainda com o suporte internacional do Laboratorio de Prospectiva e Investigación en Comunicación, Cultura y Cooperación (Laprec), coordenado pela professora Teresa Velázquez; e do Observatorio Iberoamericano de la Comunicación, coordenado pelo professor Marcial Murciano; ambos da Universitat Autònoma de Barcelona (OIC-UAB/Catalunya – Espanha).

Este ano, o Fórum “Aulão Internacional” abordará temas como a regulação da comunicação; plataformas digitais; e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, diante da Inteligência Artificial e em meio ao cenário da desinformação. O evento, pensado no âmbito do Direito e das Políticas de Comunicação na Europa, terá como convidado o professor. Ricardo Carniel Bugs, da Universidad Autónoma de Barcelona UAB (Espanha), que irá ministrar a conferência “A Europa e a Regulação da Comunicação Digital em tempos de Inteligência Artificial”. Como todo Seminário de Internacionalização da Asi/Ufal, o Aulão Internacional é aberto ao público e ocorrerá na modalidade online, através do Canal “Diálogos” – no YouTube – do Curso de Relações Públicas da Ufal. Para quem desejar garantir o direito ao certificado de participação, as inscrições deverão ser feitas previamente, através da plataforma Doity, acessando o link do evento: bit.ly/AulaoInternacional

Serviço:

Dia 18 de maio de 2023, às 18h, online