Arapiraca sedia 1º Seminário de Sistemas Agroflorestais do Agreste

Evento é gratuito e deve dar início à viabilização de uma agrofloresta na área experimental do curso de Agronomia

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
 | nothing

Nesta quarta-feira, 10 de maio, acontece no auditório do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o 1º Seminário de Sistemas Agroflorestais (SAF´s) do Agreste Alagoano. Discutindo o tema Por uma nova agricultura sustentável em equilíbrio com a natureza, o evento é uma iniciativa da turma de Agronomia do 9º periodo.

A ideia é que este seja o primeiro Seminário sobre SAF e que em breve seja viabilizada a construção de uma Agrofloresta na área experimental do curso de Agronomia para disseminar o modelo, além de servir de suporte para as aulas de campo do curso.

O professor Cícero Adriano Vieira, explica que a agricultura no século 21 vem passando por diversas transformações rumo à sustentabilidade ecológica e os sistemas agroflorestais (SAF's) são uma realidade em todo Brasil. “Os SAF's são a forma mais sustentável de produção de alimento por ser um sistema produtivo que mais se aproxima das condições naturais e desenvolve uma agricultura diversificada, perene e saudável. Diante dessa temática, a universidade tem papel fundamental na disseminação e qualificação desses sistemas, principalmente por ser a forma mais ideal para a agricultura familiar camponesa”, afirma.

A programação terá início às 8h discutindo bases, princípios e conceitos dos SAF's com o pesquisador da Embrapa Fabrício Bianchini, juntamente com a apresentação de três experiências práticas através do engenheiro agrônomo Ricardo Ramalho do Instituto Terra Viva; do Pedro Gabriel que é consultor Agrofloresteiro e do técnico em Agroecologia e agrofloresteiro Cícero Florentino. Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece a visita ao SAF do Ecosítio Cajueiro, na comunidade Jacaré Igaci.

O Seminário de Agroflorestas é organizado pela disciplina de ACE Eventos com os alunos do 9° período de Agronomia e os professores da disciplina.

SAF

Os Sistemas Agroflorestais (SAF´s) ou, popularmente, Agroflorestas, são a combinação do plantio de árvores ou arbustos com cultivos variados para consumo e comercialização. Agrofloresta é semear uma produção de alimentos em harmonia com a Natureza.

Mais informações e inscrições no site.