Alunos do NES/Ufal vão participar de programa de verão nos Estados Unidos

SigmaCamp oferece programas que contemplam matemática e todas as ciências, como biologia, química, física e ciência da computação
Por Manuella Soares - jornalista
19/05/2023 13h14
Tiago Cavalcante e Alice Rabello vão participar do programa de verão do SigmaCamp em Connecticut (USA)

Tiago Cavalcante e Alice Rabello vão participar do programa de verão do SigmaCamp em Connecticut (USA)

Jovens, estudiosos, apaixonados por matemática e com vaga garantida no SigmaCamp 2023. Os alunos do projeto da Ufal Novo Ensino Suplementar (NES), Tiago Cavalcante e Alice Rabello, foram selecionados para participar do programa de verão para alunos de 12 a 16 anos, no mês de agosto, em Connecticut (USA).

O acampamento será realizado durante oito dias e os alunos vão participar de palestras, semilaboratórios, workshops e outras atividades onde serão guiados por acadêmicos e professores de universidades de ponta dos Estados Unidos, como Stony Brook University, Brookhaven National Lab, Yale, Stanford e MIT.

Alice conta como foi a prova de seleção para o SigmaCamp: “Muito interessante e diversificada. Tivemos que resolver algumas questões onde precisávamos apresentar nossas habilidades em diferentes áreas, como ciências, matemática e tecnologia. Fiquei muito feliz por ter sido escolhida para participar do acampamento, pois terei a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de outro país, e ampliar o meu conhecimento nas matérias que serão lecionadas”.

Os dois selecionados também precisaram escrever um essay, texto que tem como objetivo conhecer mais sobre o candidato, além de enviar cartas de recomendação e resolver um Quiz com questões de matemática, física, química, biologia e programação.

“O processo de seleção foi bem interessante. Fiquei muito feliz quando recebi um e-mail do SigmaCamp falando que eu tinha sido aprovado! Estou bem ansioso para o evento, acredito que aprenderei muitas coisas novas, coloquei aulas desafiadoras na minha lista de preferência, entre elas, análise multidimensional de dados e programação probabilística”, contou Tiago, que ainda vai viver a experiência de viajar para fora do país pela primeira vez.

Alice e Tiago vão receber bolsa para participar do programa com apoio do NES, onde assistem aulas gratuitas com foco em inteligência artificial e ciência dos dados, além de muito incentivo para participar de competições e experiências como essa.

“Sabemos que essa conquista é fruto de muito talento, dedicação e esforço incansável para buscar sempre o melhor. Desejamos que vocês aproveitem cada momento dessa experiência única de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Que essa conquista seja apenas o começo de uma jornada repleta de realizações e de muitas descobertas incríveis!”, comentou a equipe do NES, coordenada pelo professor da Ufal Krerley Oliveira.

Experiência promissora

De 13 a 20 de agosto os alunos vão interagir com outros campistas para discutir sobre os temas mais instigantes da ciência contemporânea; experimentos práticos; debates; e jogos educativos. Eles vão ser orientados por profissionais de matemática e ciências, a maioria dos quais possui cargos de professor ou outros acadêmicos na Stony Brook University, no Brookhaven National Lab e em várias outras universidades e centros de pesquisa.

Os conselheiros dos programas são jovens especialistas científicos e de ensino que atuam como voluntários. “Quero muito conhecer estudantes e professores de outros países e conversar sobre as coisas que mais gosto: matemática e programação. Acredito que essa experiência vai me ajudar muito a me preparar para realizar meu maior sonho, que é estudar uma universidade no exterior”, destacou Tiago.

Eles vão começar o dia participando de uma palestra, seguida por dois semilaboratórios diferentes na parte da tarde e uma variedade de workshops à noite. A experiência no acampamento vai ser completa com as atividades extras ao ar livre que incluem vários esportes, música, arte, teatro e jogos.

Alice está na expectativa para o acampamento e comentou que depois que se engajou no NES as oportunidades têm transformado sua vida acadêmica: “O NES vem me ajudando muito, pois além de poder conhecer mais de cursos da graduação de matemática, posso também interagir com pessoas que tem um objetivo semelhante ao meu. Acredito que sem o NES eu não teria o estímulo e impulso que eu tenho hoje em dia, e principalmente a vontade diária de estudar e ser melhor do que fui ontem”.

Talentos estimulados

Além de colecionar medalhas como atleta de natação, o talento de Alice na matemática foi herdado do pai, o professor Krerley, que segue acompanhando e torcendo pelo crescimento da filha. “Desde pequena eu sempre amei matemática, principalmente por influência do meu pai que é professor da Ufal. Quando eu tinha 12 anos, ganhei menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep)e com 14, ganhei novamente”, ressaltou.

Tiago assiste às aulas do NES de forma remota. Ele mora em Taubaté (SP) e aos 15 anos é mais um talento descoberto para o programa. “Em 2019, participando da Obmep, eu descobri que eu amo matemática. Naquele ano eu ganhei uma medalha de bronze, e por conta disso pude participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep, o PIC. Nos anos seguintes consegui outras 10 medalhas, entre elas dois ouros na Obmep”, contou.

O aluno também habilidade em programação e desde 2020 já trabalha na área contribuindo com softwares de matemática open-source. No ano passado conquistou uma medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Física das Escolas Públicas, e ficou classificado para participar da seletiva das olímpiadas internacionais de física.

Ele também é bolsista integral do Instituto Alpha Lumen, eleito como a 2ª melhor escola do mundo e está motivado a participar do SigmaCamp para se cercar de conhecimentos: “Esse ano eu estive entre os 12 alunos selecionados para o Potencializa, um programa da Stone com aulas de empreendedorismo para alunos medalhistas em olímpiadas de matemática e informática. No Potencializa eu conheci alunos que me inspiraram a estudar para olímpiadas internacionais, que são o meu principal objetivo agora. Eu quero participar do SigmaCamp porque acredito que vai ser uma ótima oportunidade para aprender e conhecer pessoas incríveis”.