Alunos da Ufal vencem competição com proposta para revitalização do Centro

Ideia vencedora sugere uma experiência virtual que valoriza o patrimônio histórico de Maceió
Por Manuella Soares - jornalista
25/04/2023 14h11 - Atualizado em 03/05/2023 às 14h55

Quando os alunos da Universidade Federal de Alagoas unem forças, é certeza de sucesso! Uma equipe formada 100% por alunos da Ufal venceu o Ideathon 2023, um evento realizado pelo Sebrae em parceria com a MVPlay e empreendedores de diferentes estados.

A competição em Alagoas reuniu estudantes de várias instituições de ensino superior durante três dias deste mês de abril e propôs um desafio: criar soluções inovadoras para o problema de esvaziamento urbano do Centro de Maceió.

Apenas dez grupos chegaram à etapa final e a equipe Bumba – a cidade é sua conquistou o primeiro lugar. Com reforços multidisciplinares, a Bumba é formada pelas alunas de Arquitetura e Urbanismo Eduarda Lima e Esther Fireman, os estudantes de Ciência da Computação Eirene Fireman e Jackson Barbosa, e o graduando de Ciências Biológicas Luan Carvalho.

A proposta vencedora que une gamificação, memória e valorização do patrimônio histórico e cultural a partir de figurinhas colecionáveis virtualmente, que agregam dados e geram bonificações. A ideia é ter uma experiência cultural por meio de um aplicativo de celular.

“O projeto pretende inserir o cidadão dentro da cidade e conhecê-la, trazendo vitalidade para o centro de Maceió e tornando-se dono da cidade. A importância de olhar a cidade como de todos é imensurável, e no evento do Ideathon promovido pelo Sebrae tive a oportunidade de colocar isso em prática”, destacou Esther Fireman.

A estudante de Arquitetura da Ufal agradeceu aos mentores que auxiliaram no desafio e contou que o tema deu a oportunidade de conhecer melhor as carências, o centro da cidade e colocar em prática o que aprende na graduação e na participação de projetos extensionistas: “O prêmio foi a validação desse conhecimento obtido”, afirmou.

Além de levarem para a Ufal o primeiro lugar, os alunos foram premiados com uma viagem para conhecer o Porto Digital de Recife, o maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil. A alegria da conquista já está somada à ansiedade para os próximos passos: “Minha expectativa é montar o projeto Bumba e trazer a oportunidade dos moradores de Maceió mudarem sua visão em relação a cidade e seu entorno”.